Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

10/03/2017 - 09:06 - Atualizado em 10/03/2017 - 09:06
Confira as modalidades de pesquisa desenvolvidas na UFU
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - 10/03/2017 - 09:06
A Diretoria de Pesquisa divulga aos discentes, docentes e técnicos administrativos as modalidades de pesquisa praticadas na UFU:  
 
1 - O edital PIBIC/UFU/CNPq é lançado no primeiro semestre de cada ano. Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado na instituição e ter um professor orientador. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica. O professor poderá ter apenas um aluno PIBIC por edital e três PIVIC (voluntário). Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, com a titulação mínima de Doutor. 
 
2 - O edital PIBIC UFU/FAPEMIG é lançado no segundo semestre de cada ano. Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado na Instituição a partir do 3º período ou do 2º ano de curso e ter um professor orientador. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica. O professor poderá ter apenas um aluno PIBIC por edital e três PIVIC (voluntário). Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, com a titulação mínima de doutor. 
 
3 - O edital PIBIC/UFU/CNPq-EM é lançado no primeiro semestre de cada ano, juntamente com o edital PIBIC/UFU/CNPq. Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio em escola pública durante a vigência da bolsa. As escolas públicas são selecionadas, a cada ano, pelo Superintende Regional de Ensino. Os alunos serão indicados pelo diretor de cada escola, de acordo com seu rendimento escolar. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica. O professor poderá ter até dois alunos PIBIC-EM por edital. Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, com a titulação mínima de mestre. 
 
4 - O edital PIBIC UFU/FAPEMIG-Junior é lançado no segundo semestre de cada ano, juntamente com o edital PIBIC/UFU/FAPEMIG. Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio em escola pública durante a vigência da bolsa. As escolas públicas são selecionadas, a cada ano, pelo Superintende Regional de Ensino. Os alunos serão indicados pelo Diretor de cada escola, de acordo com seu rendimento escolar. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica. O professor poderá ter até dois alunos PIBIC-JR por edital. Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, com a titulação mínima de mestre. 
 
5 - O edital PIBITI/UFU/CNPq é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.O Edital é lançado no primeiro semestre de cada ano. Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado na Instituição e ter um professor orientador. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. O professor poderá ter apenas um aluno PIBITI por edital e três PIAICT (voluntário). Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, com a titulação mínima de doutor. 
 
6 - Doutor Legal é um Programa Institucional Voluntário de Tutoria Acadêmico/Científica na Graduação que tem por objetivo incentivar a interação entre doutorandos e pós-doutorandos, no ambiente de formação
de estudantes de graduação da UFU; incentivar a iniciação acadêmica de doutorandos e pós-doutorandos em atividades de tutoria e orientação de alunos de graduação, objetivando despertá-los para a vida acadêmica; apresentar aos estudantes de graduação da UFU suas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; melhorar o desempenho acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da UFU e contribuir para a formação do cidadão pleno, em condições de participar de forma criativa e empreendedora no ambiente acadêmico e social.
 
 
Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Pesquisa: (34) 3239-4686.
 
Tópicos: 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal