24/10/2019 - 09:48 - Atualizado em 24/10/2019 - 09:50
Últimos dias de inscrições para o curso de extensão 'Formação Continuada do Professor Alfabetizador'
Instituto de Letras e Linguística - 24/10/2019 - 09:48

Coordenado por Margareth de Souza Freitas Thomopoulos, professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), o curso de extensão "Formação Continuada do Professor Alfabetizador: o conhecimento fonético-fonológico" recebe inscrições até o próximo sábado (26/10). A iniciativa é aberta a discentes da UFU e professores alfabetizadores da Rede Pública de Ensino e será realizada em quatro encontros, nas seguintes datas: 26/10, 09/11, 23/11 e 07/12. As atividades ocorrerão no Bloco 1U do Campus Santa Mônica, das 9 às 11 horas. Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas.

Objetivos

O presente projeto vem ao encontro da necessidade de complementação da formação do professor alfabetizador, buscando construir pontes que levem os conhecimentos produzidos na chamada academia àqueles que deles necessitam para embasar sua prática didático-pedagógica. Em contrapartida, objetiva-se angariar subsídios em forma de relatos de experiências dos professores cursistas, nas mais variadas situações da prática alfabetizadora, para promover reflexões em busca de estratégias metodológicas eficazes para a solução de problemas encontrados nesse métier. Trata-se de um estudo teórico-metodológico de questões relativas ao processo de alfabetização, focalizando a intersecção da escrita alfabética com aspectos fonético-fonológicos da língua. As leituras orientadas de textos teóricos  informarão as  discussões dos problemas recorrentes nas fases iniciais de letramento no que tange ao domínio das relações letra/fonema, visando à elaboração de um manual fonético-fonológico do alfabetizado.

Para inscrições e mais informações, acesse: http://www.ileel.ufu.br/cecle/?p=7652