24/07/2020 - 07:58 - Atualizado em 24/07/2020 - 08:23
Iniciação Científica na UFU e a crise da Covid-19 - Orientações
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - 24/07/2020 - 07:58

A Diretoria de Pesquisa e o Comitê de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vêm comunicar a todos e todas que:

a) na impossibilidade da utilização de laboratórios de pesquisa durante a crise da pandemia;
b) na impossibilidade de encontros presenciais entre discentes e docentes pelas limitações de distanciamento pessoal impostas pela crise da pandemia;
c) que estão autorizadas modificações nos projetos de pesquisa de IC em todos os níveis, visando a garantir a segurança e saúde física e emocional de nossos discentes, docentes e técnicos administrativos.

Em agosto de 2020 novas cotas de bolsas devem ser implementadas; temos também muitos projetos voluntários (Pivic) em andamento. Muitas das propostas pré-aprovadas previam uso de laboratório e atividades presenciais, agora impossíveis. Não temos nenhum indicativo de retorno presencial antes de 2021; daí a necessidade de mudanças urgentes nos projetos.

Como sugestão, apoiada pelos dois comitês consultados, propomos a modificação do foco nos projetos para, por exemplo, metanálises ou revisões teóricas, o que manteria o crescimento científico e pessoal dos(as) estudantes (proposição básica da IC) e garantiria a segurança de todos(as). Pois metanálises e revisões podem ser feitas em casa, com leituras, análises estatísticas permeadas por revisão bibliográfica extensiva, com acompanhamento do orientador de modo remoto, à distância. Revisões e matanálises são, hoje, obras muito valorizadas e citadas na literatura internacional de todas as áreas do conhecimento.

Obviamente, não é o que nenhum de nós gostaria, mas preservar vidas é o que mais nos importa nesse momento.
Certos de contar com a compreensão e colaboração da comunidade UFU,
Um forte abraço e muito cuidado nessa hora,

Prof. Dr. Kleber Del Claro

Diretor de Pesquisa / Director of Research