10/09/2020 - 17:06 - Atualizado em 10/09/2020 - 17:13
"(Re)Invenção no Cotidiano" acontece na UFU como parte das atividades do Setembro Amarelo
Pró-Reitoria de Gestão de Assistência Estudantil - 10/09/2020 - 17:06

Mês para a Vida - Setembro Amarelo - A (Re)Invenção no Cotidiano

A (Re)invenção no cotidiano. Esse é o tema da 4ª edição do “Mês para a vida e Setembro Amarelo” da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mês “setembro amarelo” comumente tem como perspectiva a reflexão sobre o valor da vida e do compromisso de protegê-la e cuidá-la, mas em 2020 novos sentidos foram agregados à vida, à morte e ao viver. Dessa forma, o tema deste ano fala sim sobre vida, mas sobretudo acerca do renascimento, da sobrevivência, da superação, da resiliência, da solidariedade e da recriação de si, do outro e das relações sociais. Como ser e existir durante esse processo?

A Universidade Federal de Uberlândia promoverá diversos diálogos e vivências sobre a temática a fim de ampliar as perspectivas desse momento. Aguardamos você!!!

O evento é realizado com apoio de diversos parceiros. São inúmeras ações que são incorporadas em uma programação diversificada.

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA

Data: 10/09

13h30 às 16h30 - Cine-debate:  Por lugares Incríveis

Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/setembro-amarelo

13h30 às 15h10 – exibição do filme “Por Lugares Incríveis”

15h30 às 16h30: Discussão: Os incríveis Lugares na vida. Profa. Marciana Farinha (IPUFU) e Profa. Dra. Karine Zago (FAMED-UFU)

17:00 ás 18:00 - Palestra: Sinais de alerta para Pais e Educadores. Como ajudar?

Psiquiatra Dr. Jorge Bichuette e Psicóloga Antônia Terezinha Silva

Data: 10 de Setembro de 2020

Ambiente: Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Realização: Pró-Reitoria de Ensino IFTM

17h às 18h: “Momento de bem estar” – Projeto RECORE (Profa. Dra. Sandra Mara Alfonso (IARTE-UFU); Denise Ferreira da Cunha; Cláudia Fagundes Duarte; Beatriz Herckert Reimann)

Local: https://us02web.zoom.us/j/86216309964

18h às 19h: Palestra “A vida em seus profundos alcances".  Prof. Dr. João Elias Dias Nunes (FAEFI)Mediadora: Ana Júlia OliveiraLocal: Canal de Youtube da IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

20h – Beleza Oculta – a festaProjeto Por uma Clínica Poética (em comemoração ao seu segundo aniversário)Local: https://meet.google.com/tdj-odih-kor

Data: 11/09

15h às 17h – Live “A saúde mental de Técnicos e Docentes na pandemia” - Programa Virtual de Formação (DIREN/PROGRAD/UFU)Profa. Maristela de Souza Pereira (IPUFU); Psicóloga Vanessa Aparecida de Oliveira (SIAPSS/DIRQS/PROGEP); Prof. Klênio Antônio Sousa (ESEBA – DIPAE/DIRES/PROAE)Local: Canal do PROVIFOR no Youtube(link: https://www.youtube.com/channel/UCA6JEvL03bJQnoAaCBlmxBA)

Data: 14/09

18h - Sessão Cinema Online: “Beleza Oculta”

Ação das entidades: Diretório Central dos Estudantes; Atlética da Medicina; Diretório da Enfermagem; Diretório das FísicasLocal: aplicativo RaveMaiores informações para acesso pode ser obtidas no Instagram das referidas entidades estudantis

Data: 15/09

14h - Sessão de arte: Gartic/STOP

Ação das entidades: Diretório Central dos Estudantes; Atlética da Medicina; Diretório da Enfermagem; Diretório das FísicasO link será disponibilizado nas redes sociais das entidades estudantis às 10h

21h às 21:50 - Aulão de dança - Retrô talentos solidários. Claudia Bittencourt (Centro de Danças Talentos)Mediadora: Ana Júlia OliveiraLocal: Canal de Youtube da IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Momento de poesiaAção do projeto Engenhocas do Riso, DCE, DA das Físicas, DA Enfermagem, DA Artes Visuais e Atlética MedicinaLocal: @engenhocasdoriso  (Instagram)

Data 16/09

18h - Oficina de meditação - meditaUFU Prof. Dr. Omar Pereira de Almeida Neto (FAMED-UFU) e Márcia Maria Alves (PROAD - IFTM)Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/MeditaUFU

Data: 18/09

14:30h - 16h - Grupo de Terapia Comunitária. - Gt.com - Dra. Joana D'Arc Vieira Couto Astolphi (SAEDQ/PROGEP); Prof. Drª. Eleusa Gallo Rosenburg (DHUS FAMED-UFU); Prof. Drª. Livia Ferreira Oliveira (FAMED-UFU)Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/GTcom18h - Sessão Cinema Online: “Felicidade por um fio”Ação das entidades: Diretório Central dos Estudantes; Atlética da Medicina; Diretório da Enfermagem; Diretório das FísicasLocal: aplicativo RaveMais informações para acesso podem ser obtidas no Instagram das referidas entidades estudantis

Durante a semana de 14 à 18/09Sequência de dicas de filmes e livrosAção das entidades: Diretório Central dos Estudantes; Atlética da Medicina; Diretório da Enfermagem; Diretório das FísicasLocal: redes sociais das referidas entidades estudantis

Data: 21/09

18h00 às 19h30 - Saúde Mental e espiritualidade em tempos de pandemia. Dr. Rodrigo Scalia Fernandes - Coordenador do setor de Psiquiatria da Santa Casa de Araguari e Luana Araújo Macedo Scalia (FAMED- UFU)

Moderador: Prof. Drª. Lívia Ferreira Oliveira (FAMED-UFU)Local: Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Data: 22/09

09h às 10:15h - Saúde mental e os fatores de proteção da Vida. Profa. Kelly Graziani Giacchero Vedana (EEUSP Projeto + Contigo) Moderadora: Profa. Dra. Fabiola Alves Gomes  (FAMED-UFU)Local: Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Indicações de livros

Ação do projeto Engenhocas do RisoLocal: @engenhocasdoriso  (Instagram)

Data: 23/09

19h às 21h - Saúde mental, escolhas e valores na pandemia - Prof. Dr . José Benedito (IFILO-UFU) e Dr. Leandro Nogueira (médico psiquiatra, escritor, palestrante e sócio fundador da Lenog Saúde)Mediadoras: Psicólogas: Vanessa Aparecida de Oliveira e Maria Carolina Buiatti Amaral e Silva (SIAPSS/DIRQS/PROGEP)Local: Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Data 24/09

16:00 ás 17:30 - Palestra Humorística - Motivação e FelicidadePalestrante: Personagem Dona Biscoitilda  - @donabiscoitildaAmbiente:  Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficialOrganização: Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFTM

Data: 25/09

10h às 11h30 - A posvenção da Pandemia: o cenário de Portugal -  Prof. Dr.  José Carlos (Universidade de Coimbra - Portugal) Moderadora: Profa. Dra. Karine Zago (FAMED-UFU)Encerramento oficial do evento: Elaine Calderani e representante da Comissão organizadoraLocal: Canal do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficial

Data: 29/09

Momento musical

Ação do projeto Engenhocas do RisoLocal: @engenhocasdoriso  (Instagram)

Data: 30/09

15h às 17h – Saúde Mental e Desafios no Trabalho em Tempos de PandemiaMinistrante da Atividade: Grupo Fluir com a Vida - Universidade Federal de Pernambuco - UFPEModeração: Inamara Leal - Diretora de Gestão de Pessoas do IFTM e Laila Galvão - Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFTMLocal: Canal do IFTM no Youtube

19:30 às 22:00 - Sarau TemáticoAmbiente: Página do Youtube do IFTM - https://www.youtube.com/iftmoficialOrganização: Comissão Permanente de Arte e Cultura - Pró-Reitoria de Extensão IFTM

Durante todo o mês de setembro

O direct no perfil do Instagram @engenhocasdoriso estará aberto e disponível para qualquer pessoa que esteja em um momento difícil e queira falar com os membros do projeto.

Parceiros:

• Associação Atlética Acadêmica do curso de Medicina

• Diretoria de Cultura

• Diretório Acadêmico do curso de Enfermagem

• Diretório Acadêmico dos cursos de Física

• Diretório Central dos Estudantes

• Divisão de Esporte e Lazer Universitário

• Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional

• Gestão de Programas Institucionais de Humanização do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

• Instituto Federal do Triângulo Mineiro

• Núcleo de Assistência Estudantil do curso de Medicina Veterinária

• Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia