18/01/2021 - 09:23 - Atualizado em 18/01/2021 - 09:23
Divulgado edital para solicitações de afastamento para pós-graduação stricto sensu
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - 18/01/2021 - 09:23

Em cumprimento ao Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, e Instrução Normativa 201, de 11 de setembro de 2019, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) torna público o EDITAL PROGEP Nº 5/2021, que trata do processo de seleção de servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para participação em programa de pós-graduação Stricto Sensu com afastamento.

O edital objetiva selecionar servidores do quadro efetivo da UFU, que pretendam se afastar integralmente do exercício do cargo para participação em programa de pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado em atendimento ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia para o ano de 2021.

Para o edital deste ano, foram realizadas alterações que buscam dar celeridade e objetividade ao processo de seleção, eliminando redundâncias. Destacamos, a seguir, as principais:

1. O edital ocorre em fluxo contínuo durante a sua vigência, com uma etapa única; desta forma, serão recebidas propostas durante todo o ano de 2021;
  2. O processo de seleção/aprovação do servidor dentro do edital agora ocorre dentro da própria unidade e não mais na Progep. Assim, a unidade deverá observar seus regulamentos internos e o Plano de Qualificação da Unidade (PQU) para a seleção/aprovação dos servidores a realizar as ações de desenvolvimento (mestrado, doutorado, pós-doutorado);
  3. Após a aprovação do servidor pela sua respectiva unidade, o processo de afastamento deverá ser encaminhado para a Progep, que providenciará os atos pertinentes à expedição da autorização para o servidor realizar o programa de pós-graduação stricto sensu com afastamento no país ou exterior.

As vagas reservadas compreendem todo a ano de 2021 e 2022, considerando a vigência do edital, e serão atualizadas mensalmente considerando os servidores autorizados a se afastar das atividades para a realização de programa de pós-graduação stricto sensu, bem como os servidores que retornaram do afastamento. O saldo final de vagas disponíveis será o resultado do saldo inicial de vagas subtraído do número de servidores autorizados a se afastar somado ao número de servidores que encerraram o afastamento naquele determinado mês.

Além das alterações mencionadas, reforçamos a necessidade de que certos pontos do edital estejam evidenciados na documentação inserida nos processos de afastamentos:

1. As motivações (interesse) da unidade, bem como da chefia imediata do servidor, em autorizar o servidor a se afastar de suas atividades laborais na Universidade Federal de Uberlândia para a realização do programa de pós-graduação stricto sensu;
  2. A aderência do projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o afastamento, que deve estar alinhado à área de atribuição do cargo efetivo, do cargo em comissão ou da função de confiança do servidor ou à área de competências da sua unidade de exercício;
  3. A incompatibilidade entre horário ou local do curso e o regular cumprimento da jornada de trabalho semanal do servidor.

Canais disponíveis para mais informações: