21/02/2014 - 11:30 - Atualizado em 24/02/2014 - 17:00
Palestra debate personagens femininas na literatura
Cíntia Sousa (Estagiária de Graduação)

Mulheres que matam em busca de justiça. Essa é a temática abordada na palestra "Mulheres que matam: Judite e Emma Zunz" com a professoraLyslei Nascimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro acontece nessa terça-feira, 25/02, às 15h, na sala 307 do bloco 5 O, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A palestra apresenta a história de duas personagens femininas, uma da Bíblia e de um conto da escritora portuguesa Deana Barroqueiro e a outra, Emma Zunz, personagem vingadora de um conto do escritor argentino Jorge Luis Borges. “Nesses textos, a especificidade do assassinato cometido por mulheres se traduz a partir do postulado de que suas personagens matam para exercer a justiça”, afirma a palestrante.

Kênia Pereira, uma das organizadoras e professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU, explica que o intuito do evento é refletir sobre o papel simbólico da mulher tanto na Bíblia como na literatura. “O objetivo da palestra é ampliar as discussões em torno das temáticas da Bíblia hebraica e dos contos de Jorge Luis Borges e apresentar um diálogo intertextual entre personagens bíblicos e borgianos”, esclarece Kênia.

O encontro, organizado pelo Laboratório dos Estudos Judaicos (LEJ) do Ileel, é aberto à comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição. O evento é gratuito e haverá emissão de certificados para os participantes.

Lyslei Nascimento

Doutora em Letras: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (2003). De 2005 a 2006 foi Pesquisadora Associada da USP junto ao Laboratório de Estudos Sobre a Intolerância (LEI). Atualmente é professora na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Brasileira e Judaica. Coordena o Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (www.ufmg.br/nej) e o Convênio de Intercâmbio Discente entre a UFMG e a Academy of Art and Design de Jerusalém, Israel.

Organização:
Laboratório dos Estudos Judaicos sob coordenação da professora Kênia Perreira