07/10/2014 - 15:26 - Atualizado em 07/10/2014 - 16:09
UFU realiza Semana de Computação
Atividades acontecem até o dia 10/10
Marco Cavalcanti

Nesta semana, de 6 a 10 de outubro, estão sendo realizados na UFU a Facom TechWeek e o X Workshop de Visão Computacional, eventos abertos à comunidade, realizados pela Faculdade de Computação com a participação dos diretórios acadêmicos e dos Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da UFU. O objetivo é divulgar as pesquisas realizadas na área e promover a integração entre empresas e alunos dos cursos da área.

O X Workshop de Visão Computacional – um evento nacional - está sendo realizado (até 8/10) pela primeira vez em Uberlândia. A visão computacional é a área da Ciência da Computação que envolve processos para fazer os computadores “enxergarem” o que há em uma cena, permitindo que as máquinas identifiquem imagens captadas por meio de câmeras. O workshop tem a participação de palestrantes do exterior e de várias universidades brasileiras.

Na Facom TechWeek, estão sendo ministrados minicursos e palestras e realizadas apresentações de trabalhos. Durante o evento, os alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação participam do Hackathon, uma competição cujo objetivo é desenvolver uma solução para um problema de visão computacional.

Para a Facom TechWeek foram convidados palestrantes da Amazon e da IBM e de empresas locais, como a WB e a Algar. Complementa a programação uma visita guiada à UFU e à Facom, oferecida a alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro, de Uberlândia.

Os eventos estão sendo realizados pela Faculdade de Computação com a participação dos diretórios acadêmicos e dos Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação. As inscrições devem ser feitas no local do evento: bloco 5R, no Campus Santa Mônica.

Organização:
Facom