12/02/2014 - 10:26 - Atualizado em 13/02/2014 - 13:42
UFU recebe Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica
Inscrições devem ser feitas a partir de março
Renata Neiva

Prof. Sridhar Krishnan

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será sede, pela primeira vez, do Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), considerado um dos maiores da área na América Latina. O encontro está marcado para o período de 13 a 17 de outubro. O tema central da 24ª edição é "A Engenharia Biomédica como propulsora de desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde". As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 3 de março no site http://cbeb.org.br/.

A proposta é atingir um público amplo e de diferentes áreas do conhecimento, como Engenharia, Arquitetura e Medicina. São esperadas pelo menos mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes da indústria, do comércio e dos governos. O objetivo principal é transformar ideias e protótipos em ações que resultem no aprimoramento de processos empregados no setor de saúde.

Entre os palestrantes convidados, estão Peter Kyberd (Universidade de New Brunswick,  Canadá), Robert O. Ritchie (Universidade da Califórnia, Estados Unidos), Régis Rieu (Universidade Aix-Marseille, França) e Sridhar Krishnan (Universidade de Ryerson, Canadá/foto). O professor Kyberd ministrará palestra sobre os recentes avanços no desenvolvimento de próteses de membros artificiais. Robert O. Ritchie abordará “Caracterização multiescala da resistência e tenacidade do osso cortical humano e sua degradação biológica devido ao envelhecimento e a doença”. Régis Rieu falará sobre “Hemodinâmica de válvulas transcateter percutâneas”. O tema da palestra de Sridhar Krishnan é “Abordagens de amostragem compressiva para análise esparsa de sinais biomédicos”.