26/05/2014 - 11:25 - Atualizado em 26/05/2014 - 14:14
Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFU apresenta pesquisas
Apresentação acontece no I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência
Aline Pires (Estagiária de Graduação)

O Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFU fará a exposição de pesquisas desenvolvidas na área de tecnologia assistiva, no I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência. O evento acontece nos dias 29 e 30 de maio, no Center Convention,  que fica no Piso C, do Center Shopping.

No evento serão debatidos temas referentes à defesa dos direitos da pessoa com deficiência.  A meta do Encontro é capacitar pessoas para que sejam motivadas a desempenhar suas atividades, respeitando as diretrizes da Política Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Serão debatidos os temas  sobre: cidadania, empregabilidade, educação e comunicação da pessoa surda, acessibilidade arquitetônica e cidadania na lei de cotas e beneficiário reabilitado. Confira a programação aqui.

De acordo com o Coordenador do Núcleo, Eduardo Naves vão ser apresentados protótipos de dispositivos para comunicação alternativa e para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual desenvolvidos pelo núcleo em parceria com a Universidade de Lorraine na França. Sobre a aplicabilidade das tecnologias, ele afirma: “Estes equipamentos servem respectivamente para apoiar a comunicação e a mobilidade de pessoas com deficiências motoras graves.”

Núcleo de Tecnológia Assistiva

O Núcleo foi criado em 2012  e faz parte da rede brasileira de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias assistivas, instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A sede está localizada nas salas 1A 218 e 1A 220, do Campus Santa Mônica. De acordo com o Coordenador do projeto,  professor Eduardo Naves, o objetivo é “o desenvolvimento de protótipos de dispositivos de alta tecnologia para apoio as pessoas com deficiência, na realização de suas atividades diárias como, por exemplo, comunicação e locomoção, e desse modo, proporcioná-las maior autonomia, auto-estima, inserção ou reinserção na sociedade.”