13/04/2015 - 16:16 - Atualizado em 15/04/2015 - 14:46
Participante de Pesquisa Nacional do Perfil Discente ganha tablet
Aluna da Engenharia de Controle e Automação foi a sorteada
Marco Cavalcanti

O sorteio foi feito por meio de um sistema computacional

O sorteio foi feito por meio de um sistema computacional (foto: Milton Santos)

Andréia Queiroz e Silva, aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação foi a ganhadora do tablet iPad Air, por ser a sorteada entre os 2.533 estudantes da UFU participantes da  Pesquisa Nacional do Perfil Discente. O sorteio aconteceu na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, na Diretoria de Assuntos Estudantis (Dires) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex), no Campus Santa Mônica.

O sorteio foi feito por meio de um sistema computacional que busca um código, aleatoriamente, no banco de dados formado por aqueles que preencheram o questionário da UFU. Estavam presentes três alunos participantes e representantes dos setores que estão conduzindo a pesquisa: além da Proex, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Pesquisas Econômico-sociais (Cepes), do Instituto de Economia.

O objetivo da pesquisa, realizada entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, com recursos da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da própria UFU, é contribuir para melhorar as políticas das universidades federais do país, especialmente as políticas de assistência estudantil.

O levantamento foi aberto aos alunos dos cursos presenciais de graduação de 61 universidade federais e de dois centros federais de educação tecnológica (Cefets do Rio de Janeiro e de Minas Gerais) — cerca de  1.024.000 estudantes. Destes, aproximadamente 130 mil responderam aos questionários.

“Essa pesquisa tem uma importância nacional, não só para a UFU. Ela está sendo muito aguardada pelo MEC [Ministério da Educação] e pela Andifes”, observa Leonardo Barbosa, diretor da Dires.

Conforme explica Henrique Barros, coordenador do Cepes, os dados que foram coletados estão sendo analisados. “O objetivo é construir um perfil para o estudante de graduação em todo o Brasil e, dependendo da quantidade de dados que a gente tenha, de que forma eles se distribuíram nas universidades, a gente pensa em construir alguns perfis regionais”, revela.  A previsão é a de que as conclusões da pesquisa sejam divulgadas em novembro deste ano.