13/04/2015 - 10:54 - Atualizado em 13/04/2015 - 11:07
UFU recebe um dos principais eventos de Matemática do país
3º Colóquio da Região Sudeste foi iniciado nesta segunda, 13/04
Cristiano Alvarenga

3o. Colóquio de Matemática da Região Sudeste

Professora Rosana Jafelice destacou a participação dos estudantes do ensino médio

Começou nesta segunda-feira, 13/04, o 3º Colóquio de Matemática da Região Sudeste, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Serão apresentadas conferências, minicursos, sessões temáticas e a Maratona de Matemática, com participação de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação. Destaque também para a Exposição Interativa de Matemática que estará disponível para visitação a partir de terça-feira, 14/04, no saguão do bloco 5N, no Campus Santa Mônica.

Na abertura, a professora e organizadora do evento, Rosana Jafelice, destacou a participação dos estudantes do ensino médio nas atividades e, em especial, na Maratona. “São 48 equipes na Maratona de Matemática do ensino médio. Trazer esses alunos já é garantia de sucesso para o evento. Estamos realizados.”

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana, convidado para compor a banca de abertura, enfatizou a grandiosidade do evento. “É o maior colóquio de Matemática realizado até o momento”.  Viana ponderou sobre a situação do ensino da Matemática no Brasil. “O panorama no país é deprimente”. Ele citou duas ações que podem contribuir para melhorar o quadro: a criação das Diretrizes Curriculares para o ensino de Matemática e a realização do Congresso Internacional de Matemática, agendado para acontecer no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2018.

Também compuseram a banca de abertura o diretor da Faculdade de Matemática, Luiz Antônio Benedetti e, representando a administração superior, o vice-reitor, Eduardo Nunes Guimarães.

As atividades do Colóquio prosseguem até sexta-feira, 17/04. Clique aqui e confira a programação completa.