04/05/2015 - 16:55 - Atualizado em 04/05/2015 - 16:56
Edufu divulga publicações recentes
Obras podem ser adquiridas no site da Editora
Diélen Borges

Educação e culturas populares em diferentes contextos educativos: pesquisas e intervenções

Organizado por Benerval Santos, Cristiane de Oliveira e Olenir Mendes, o livro abre espaços para diferentes formas de compreensão da realidade no contexto da pesquisa em Educação e Culturas Populares.

O intuito do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares (GPECPOP) com esta obra coletiva é compartilhar diferentes olhares, proporcionando leituras e diálogos que se configuraram em uma trajetória marcada pela defesa irrestrita dos saberes produzidos coletivamente pelo povo, para o povo e com o povo, de caráter popular e libertador.

O livro está organizado em três partes, que pretendem proporcionar olhares em diferentes faces na temática Educação e Culturas Populares. Nelas se encontra um conjunto de dez textos que se interconectam e que proporcionam ao leitor contribuições para a compreensão da Educação e Culturas Populares em diferentes contextos educativos, sob diferentes olhares, em uma perspectiva emancipatória.

Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos - 2ª edição

A obra foi escrita por renomados autores advindos de diferentes países, como Brasil, Cuba, México e Rússia. Neste livro, cada capítulo aborda um autor clássico representante da psicologia da educação marxista russa, sobretudo do período soviético. Sua unidade temática se dá em torno da problemática do "ensino desenvolvimental" entendido como ensino voltado à máxima potencialização do desenvolvimento dos alunos. Os autores estudados em cada capítulo foram escolhidos sob critério de pertencer à tradição teórica e epistemológica da "troika" vigotskiana (Vigotski, Luria e Leontiev), fundada em sólidos referenciais marxistas. Cada capítulo é escrito segundo um plano comum, apresentando o contexto histórico da vida e obra de cada autor, suas principais contribuições teóricas e suas implantações para o ensino desenvolvimental.

Políticas e contribuições das práticas do Pibid para a formação de professores

Parte da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática, o livro organizado por Maria Célia Borges, Sandra Martins e Elizandra Zeulli tem como objetivo principal socializar as teorias e práticas construídas e vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), cujas experiências têm enriquecido e contribuído para a formação inicial e continuada dos professores.

O Pibid é um programa coordenado e subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a Educação Básica. Seus projetos devem promover a inserção de estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da escola de Educação Básica.

Os doze capítulos da obra trazem resultados de pesquisas e ricas experiências do Pibid relacionadas à formação inicial de professores em diversos contextos e instituições.

A formação de professores para a educação básica

Também parte da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática, a finalidade deste título é discutir as questões que têm mobilizado a pesquisa no campo da formação de professores nas últimas décadas no Brasil.

Os capítulos dissertam acerca das políticas públicas de formação e qualidade de ensino, a pesquisa como princípio pedagógico, a atuação da psicologia escolar frente à inclusão educacional e outros assuntos relacionados.

Os autores do livro apostam na valorização profissional e intelectual dos professores, expressando, também, suas crenças na educabilidade do ser humano, pois acreditam que os professores são os agentes centrais da qualidade do ensino e da educação.

Sobre a editora

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) foi criada em 1981 com a missão de promover e divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito acadêmico.

Para adquirir estes e conhecer outros títulos da Edufu, acesse: www.edufu.ufu.br

TÓPICOS: