07/12/2015 - 09:30 - Atualizado em 09/12/2015 - 16:56
Projeto da UFU é aprovado em Programa de Licenciaturas Internacionais
Estudantes do curso de Matemática realizarão parte da formação na Universidade de Coimbra, em Portugal
Cristiano Alvarenga

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra; endereço acadêmico para sete estudantes da UFU em 2016 / Crédito da Foto: Universidade de Coimbra

Para sete estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o horizonte de aprendizado vai ganhar fronteiras em 2016. Eles terão oportunidade de incrementar os estudos, realizando parte da formação na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Isso porque o projeto intitulado “Programa de Licenciaturas Internacionais: ampliando a formação e a valorização dos futuros professores de Matemática”, elaborado pelos docentes Vlademir Marim (FACIP), Arlindo José de Souza Júnior (FAMAT) e Cristiane Coppe de Oliveira (FACIP), foi selecionado para participar do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/Portugal), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2016 e os estudantes que serão admitidos pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, frequentarão os cursos, durante os anos letivos 2016-2017, com possibilidade de prorrogação em 2017-2018. Os estudantes interessados em participar do projeto podem se inscrever, na quarta, dia 09/12, nas secretarias do curso de Matemática, em Uberlândia e Ituiutaba. As entrevistas serão realizadas na sexta, 11/12. Para mais informações: (34) 3239-4156 / (34) 3271-5242.

Programa de Licenciaturas

O PLI visa aprimorar a formação de professores para a educação básica e contribui na implementação de políticas públicas de incentivo à formação inicial do docente. O programa estimula a diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros e propicia oportunidade de formação por meio da realização de graduação sanduíche, em que o universitário realiza parte dos seus estudos em uma instituição fora do país de origem e, assim, obtém dupla diplomação. Foram selecionados, em todo o país, 17 projetos. Veja relação abaixo.

PLI_Portugal_CAPES

A UFU submeteu o projeto por meio da Divisão de Licenciatura da Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (DLICE/DIREN/PROGRAD/UFU).