26/01/2016 - 15:38 - Atualizado em 27/01/2016 - 16:19
Livro de professora da UFU ganha prêmio internacional de gastronomia e vinhos
Obra fala da vitivinicultura e tem participação de outros autores

O livro "Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia" ganhou o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2016, na categoria Best Wine Professionals Book (Melhor livro profissional sobre vinhos). A obra foi escrita e organizada por Milla Alves Baffi, professora do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) da UFU, em parceira com Roberto da Silva e Ellen Silva Lago-Vanzela, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), contendo ainda a colaboração de outros pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis. O Gourmand World Cookbook Awards foi criado em 1995 e é considerado o maior prêmio editorial de gastronomia e vinhos do mundo.

Publicado em junho de 2015 pela editora Unesp, em coedição com a editora Senac São Paulo, "Uvas e vinhos", por meio de sua interdisciplinaridade, aborda diferentes experiências e conhecimentos sobre a vitivinicultura - produção de uva destinada à preparação de vinhos - destacando os processos de produção desde a colheita da uva ao engarrafamento do vinho. Segundo Milla, a obra levou cinco anos para ser produzida e seu acesso ao público contribui para o fortalecimento da vitivinicultura no país. "A circulação desta obra no meio acadêmico e técnico é de grande importância, não apenas para a formação de recursos humanos capacitados, como para o crescimento e fortalecimento dessa atividade econômica em expansão no país", afirma.

Com o objetivo de preencher uma lacuna na produção bibliográfica em língua portuguesa sobre o assunto, a obra é voltada tanto para estudantes e profissionais como para apreciadores da arte do vinho. "O livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém, com a profundidade analítica", acrescenta Milla.

O livro está disponível para compra em livrarias e também pela internet. O prêmio será entregue em 28 de maio, em uma cerimônia  na cidade de Yantai, na China, considerada a capital do vinho.