25/02/2016 - 17:41 - Atualizado em 26/02/2016 - 12:57
Bibliotecas disponibilizam amplo acervo para usuários
Estudantes devem solicitar identidade estudantil para fazer empréstimos

Biblioteca do campus Santa Mônica. Foto: Milton Santos

O Sistema de Bibliotecas (Sisbi) da UFU conta com oito bibliotecas que atendem os campi Santa Mônica, Umuarama, Educação Física, Pontal (em Ituiutaba), Patos de Minas e Monte Carmelo, além da Escola de Educação Básica (Eseba) e do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU).

Qualquer pessoa pode utilizar as bibliotecas para estudos e leituras, mas somente os usuários da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos) podem retirar itens por empréstimo. Para isso, é necessário requerer a identidade institucional da UFU, que também dá acesso ao Restaurante Universitário (RU). O documento é solicitado pelo Portal do Estudante.

No ambiente das bibliotecas, existem espaços para estudos individuais ou em dupla. Além disso, salas de estudos também são disponibilizadas caso haja necessidade de grupos de quatro a oito pessoas.

Alunos utilizando o espaço de estudos na biblioteca do campus Santa Mônica. Foto: Milton Santos

Empréstimos

Com a identidade estudantil em mãos, os alunos devem solicitar no atendimento das Bibliotecas uma senha para seu usuário, para que possam reservar itens pelo site do Sisbi ou escolhê-los diretamente no espaço físico para empréstimo. É possível que os usuários peguem emprestado simultaneamente até oito livros, dois catálogos de arte, dois DVDs, duas obras de referências, um dispositivo móvel (tablete-reader ou netbook), oito partituras, dois itens da Sala de  Reserva e duas normas técnicas.

Com o empréstimo feito, os discentes devem renovar seus itens a cada sete dias para livros, catálogos de arte e partituras; a cada três dias para DVDs; e a cada quatro horas para obras de referência, normas técnicas e livros da Sala de Reserva (devem ser devolvidas no mesmo dia). O limite de renovações consecutivas é de até 25 vezes na maioria dos itens. A devolução dos materiais pode ser realizada na autodevolução, com a impressão de um recibo de devolução.

Caso algum usuário solicite um item que já está emprestado, aquele que está com o material recebe uma mensagem ao tentar renovar o empréstimo. Assim, após a devolução, o item ficará disponível para o solicitante retirá-lo no atendimento.

Se o estudante atrasar a renovação ou a devolução dos itens, é cobrada multa por itens e por dias ou horas de atraso (exceto fins de semana, feriados e recessos). Para o pagamento da multa, o usuário deve imprimir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) na biblioteca e pagar em agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil.

As bibliotecas da UFU contam com acervo de aproximadamente 355 mil itens, sendo em torno de 306 mil só em livros, conforme os dados estatísticos de 2015, dada as novas constantes aquisições do Sisbi. Os dados estatísticos são atualizados anualmente.

Biblioteca do campus Educação Física. Foto: Milton Santos

Recursos tecnológicos

As unidades dos campi Santa Mônica, Umuarama e Pontal possuem equipamentos de autoempréstimo e autodevolução. No autoempréstimo, o usuário utiliza sua identidade acadêmica e senha e registra os itens emprestados. Na autodevolução, que fica na parte exterior das bibliotecas, é só colocar os itens na esteira e imprimir o comprovante de devolução. No campus Pontal, o equipamento é conjunto e realiza ambas as funções, no interior da biblioteca.

O Scanner Planetário já está disponível nas bibliotecas Santa Mônica, Pontal e Umuarama, onde os alunos podem criar cópias digitais de livros com rapidez e salvar os arquivos diretamente em pendrives, economizando com cópias impressas. Em todas as unidades, o Sisbi conta com 111 computadores para utilização dos usuários, com acesso à internet. Sinal Wi-Fi também está disponível para que utilizem seus próprios equipamentos no espaço físico. Também são disponibilizados para empréstimo 50 tablets, 150 e-readers (leitores eletrônicos) e 100 netbooks, sendo a UFU a primeira universidade federal a permitir que os usuários levem os equipamentos para casa.

Unidade do campus Pontal. Foto: Marco Cavalcanti

O Sisbi também disponibiliza acesso a e-books de acesso restrito para qualquer usuário que acessar pelo computadores e/ou rede de internet da UFU. IEEE XPlore Digital Library conta com publicações de Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), dos Estados Unidos. Já Cambridge Books Online coloca disponível material das áreas de Matemática, Física, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Biomédica. O material está predominantemente na língua inglesa. Naxos Spoken Word Library, por sua vez, dá acesso a audio-books de literatura americana, clássicos alemães, peças de teatro, obras filosóficas, biografias musicais, entre outros, nas línguas inglesa, alemã e francesa.

Horário de funcionamento das Bibliotecas

Biblioteca Central - Campus Santa Mônica

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h15

Biblioteca Setorial Umuarama - Campus Umuarama

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 21h15

Biblioteca Setorial Educação Física - Campus Educação Física

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 17h45

Biblioteca Setorial Escola de Educação Básica - Campus Educação Física

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 11h30, 13h às 17h30 e 18h às 20h45

Biblioteca Setorial Ituiutaba – Campus Pontal

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h15

Biblioteca Setorial Patos de Minas

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 20h45

Biblioteca Setorial Monte Carmelo

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 18h15

Sábado: fechada temporariamente

Biblioteca Setorial Hospital de Clínicas

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 20h45

Sábado: fechada

Mais informações podem ser obtidas no site www.bibliotecas.ufu.br.