29/02/2016 - 12:43 - Atualizado em 03/03/2016 - 14:55
Campus Glória recebe suas primeiras aulas
Equipe gestora da UFU dá as boas-vindas e esclarece dúvidas dos alunos pioneiros da nova unidade
Hermom Dourado

Professor Fernando Cezar Juliatti ministrou primeira aula do novo campus (foto: Milton Santos)

Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016, 7h10: naquele momento, 29 anos após o início de suas atividades no corpo docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coube a Fernando Cezar Juliatti a missão de conduzir a primeira aula do Campus Glória. A disciplina, Fitopatologia Aplicada 1, é ministrada a alunos do 6º ao 9º períodos de Agronomia. “Acredito que eu seja o professor com mais tempo de UFU dentre os do curso. Participar deste momento histórico é uma grande honra para mim, que convivo com a expectativa da vinda para cá desde que entrei na Instituição”, resume Juliatti.

Na avaliação dele, concentrar naquele local todas as atividades do curso vai facilitar bastante a rotina acadêmica dos futuros agrônomos. “Eu já tenho vários projetos em andamento na fazenda em anexo há cerca de 10 anos. Em termos técnico-científicos, na melhoria dos conhecimentos e na fixação deles pelos alunos, este campus dentro de uma área de pesquisa vai nos ajudar muito, pois poderemos fundir a parte teórica com a prática”, prevê.

Acadêmico do 9º período, Vinícius Silveira Gonçalves também acredita que a mudança para o novo campus será benéfica para o curso, principalmente porque até então a rotina incluía necessidade de deslocamentos constantes entre os campi Umuarama e Santa Mônica. Questionado sobre quais providências são mais urgentes nesta fase inicial da unidade, ele aponta a entrega dos laboratórios, da biblioteca e do restaurante universitário.

“Também precisamos de atenção especial à sinalização, aos acessos ao campus e à segurança interna e das imediações. Estamos otimistas e satisfeitos com a vinda para o Glória. Todos sabemos das dificuldades iniciais e estamos dispostos a colaborar, dialogando bastante com os gestores para reivindicar as melhorias necessárias”, ressalta o aluno de Agronomia.

Além deste curso, outros três terão atividades no Glória neste primeiro momento: Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia. A previsão é de que a estrutura administrativa da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto de Ciências Agrárias sejam instaladas no local já no próximo semestre. Engenharia Aeronáutica tende a ser a próxima graduação com disciplinas ali sendo ministradas.

Veja álbum com imagens do primeiro dia de aulas no Campus Glória

O reitor Elmiro Santos Resende encabeçou a comitiva que esteve presente na nova unidade da UFU na manhã desta segunda-feira. Ele e seus assessores percorreram os prédios que já estão sendo utilizados e os que ainda estão em fase de obras. A ocasião também serviu para que os membros da equipe gestora tivessem contato direto e respondessem aos questionamentos dos estudantes.

Em linhas gerais, Resende informou que o projeto está apenas dando os primeiros passos e que a administração tem feito todos os esforços para viabilizar os investimentos oportunos. “A pavimentação e a iluminação interna já estão sendo licitadas e estamos em conversação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás (MGO) para a construção de um viaduto ligando o campus à avenida João Naves de Ávila. A biblioteca está praticamente finalizada, o Intercampi já está com linhas regulares aqui e em breve teremos o fornecimento de pratos executivos para atender uma demanda de aproximadamente 600 pessoas circulando semanalmente nesta unidade atualmente, entre alunos e servidores”, enumera.

Ainda de acordo com o reitor, a migração dos cursos e unidades acadêmicas ocorrerá aos poucos, conforme o planejamento institucional, e o Campus Glória só deverá estar em funcionamento total daqui a 40 anos.