23/03/2016 - 17:25 - Atualizado em 31/03/2016 - 08:49
Nota oficial da reitoria
Leia o documento na íntegra
Jussara Coelho

Nota em defesa da democracia e da liberdade de pensamento

A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, diante do agravamento da crise política e da ameaça de aprofundamento da instabilidade social, vem a público expressar-se em defesa dos princípios e das práticas democráticas, assegurados o pleno exercício do estado de direito, o respeito às leis e aos preceitos fundamentais que preservam a justiça e os valores éticos, historicamente conquistados. Como parte do Estado brasileiro, a Universidade Pública deve cumprir com o seu papel formador no processo de construção e de consolidação das bases democráticas e estruturantes das políticas nacionais. Também, compete à Universidade promover as ações de transformação e de fortalecimento da sociedade, pautada no rigor científico, na criatividade acadêmica, na liberdade de pensamento e de expressão e na pluralidade de ideias. Esse é um processo que requer o respeito à diversidade, a tolerância com os diferentes, o trabalho em prol da inclusão social e a cultura da paz, pilares essenciais da construção de uma grande nação. Nesse sentido, mantemo-nos vigilantes pela ordem constitucional e pelos direitos civis, políticos e sociais do povo brasileiro e manifestamo-nos contrários a argumentos pseudo-jurídicos de combate à corrupção e instrumentos de manipulação das massas, subsumidos em interesses políticos-partidários e à utilização desmensurada dos mecanismos de (de)formação de opinião.

Uberlândia, 23 de março de 2016.

Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia