17/05/2016 - 09:01 - Atualizado em 20/05/2016 - 11:26
Aluno da UFU recebe premiação na Academia Norte-Americana de Neurologia
Estudante foi para o Estados Unidos por meio do Ciência Sem Fronteiras

Arquivo Pessoal

Matriculado no curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gusthavo Cândido Pereira Alves foi agraciado pela Academia Norte-Americana de Neurologia com o prêmio "Estudante de Medicina por Excelência em Neurologia". A premiação, que aconteceu em abril, é anual e exclusiva para estudantes de universidades dos Estados Unidos e Canadá.

Alves esteve nos Estados Unidos de 2014 a 2015, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), e foi aluno da Universidade de Wisconsin, em Madison, e da Harvard Medical School/Boston Children's Hospital. Durante o período em que esteve nessas instituições, desenvolveu estudos nas áreas de neurociências e neurologia. Para a premiação, a Academia avaliou seu percurso como aluno, por meio da carta de recomendação e da análise do currículo.

Enquanto esteve em mobilidade científico-internacional, o acadêmico da UFU cursou diversas disciplinas e participou de projetos de pesquisa sobre Regeneração Axonal e Biomarcadores do Sistema Nervoso Autônomo, além de outras atividades como a observação de condições neuro-patológicas de pacientes críticos e ambulatoriais. "Ao partir para estudar parte da graduação no exterior, o objetivo a ser alcançado é o aprendizado. Receber algo assim é uma superação e a constatação de que enveredei mentalmente em um bom - e hoje reconhecido - caminho", comenta Alves, sobre a experiência de estudar em outro país.

Arquivo Pessoal