29/06/2016 - 12:19 - Atualizado em 01/07/2016 - 12:58
Instituto de Química recebe laboratório ampliado e modernizado
Novos equipamentos também podem ser utilizados por alunos de outras unidades acadêmicas da UFU
Hermom Dourado

Docentes com mais tempo de serviço no IQ participaram do descerramento da placa inaugural. (Foto: Hermom Dourado)

Inaugurado há sete anos, o Laboratório de Pesquisa Multiusuário do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU) conta agora com dois equipamentos de última geração que poderão colaborar muito para os trabalhos ali desenvolvidos tanto por pesquisadores de graduação quanto pelos de pós-graduação. Orçados em aproximadamente R$ 1,4 milhão, sendo a maior parte destes recursos adquiridos por meio de chamadas públicas do MCT/Finep/CT-Infra, o microscópio eletrônico de varredura e o espectrômetro de ressonância magnética nuclear estão à disposição da comunidade acadêmica da UFU no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica.

"A reforma e ampliação deste laboratório, localizado exatamente no prédio mais antigo da nossa universidade é muito emblemática e prova a nossa preocupação com a modernização e com a estrutura para o desenvolvimento das pesquisas. Além disso, colabora para o fortalecimento das nossas pós-graduações, que já cresceram enormemente nos últimos anos, passando de menos de 20 em 2004 para as 70 atuais. No próximo ano ou no mais tardar em 2018 a UFU já deverá formar mais alunos de pós do que de graduação", revelou o reitor em exercício, professor Eduardo Nunes Guimarães.

Também presente na solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, 29/06, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Emílio Beletti, comentou que a atual equipe gestora pretende tornar permanentes os editais para reformas e ampliações de laboratórios de pesquisa. "Estamos querendo incluir esta proposta no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide), pois este tipo de ação não é financiada por nenhum órgão de fomento", explicou. E acrescentou: "Temos certeza de que este laboratório que estamos reinaugurando hoje vai ajudar muito na produção de ciência, tecnologia e inovação para projetar o nome da UFU ainda mais tanto no cenário nacional quanto internacionalmente."

Atual diretor do IQ, o professor Welington de Oliveira Cruz destacou que os novos aparelhos serão muito úteis à comunidade acadêmica da UFU, mas, por se tratar de peças sofisticadas e de manuseio minuscioso, haverá um cuidado especial para o agendamento do uso. "O equipamento de ressonância vai ajudar a elucidar as estruturas tanto de compostos orgânicos quanto de inorgânicos. Conhecendo melhor as propriedades físicas e químicas destes materiais, poderão ser descobertas, por exemplo, futuras aplicações médicas e farmacológicas dos mesmos. Já o microscópio vai colaborar bastante na análise do que está depositado na superfície dos materiais. Além do pessoal de Química, também farão uso destes novos aparelhos estudantes de áreas como Física, Engenharias, Medicina, Odontologia e Veterinária", enumerou.

Confira no UFU em Imagens a galeria fotos da inauguração