24/06/2016 - 12:42 - Atualizado em 24/06/2016 - 12:49
UFU aplica exame de proeficiência em 27/8
Inscrições podem ser feitas pela internet até 17/8; Exame e pré-requisito para processos seletivos em pós-graduação stricto sensu
Gabriel Rodrigues (Estagiário de Graduação)

O Instituto de Letras e Linguística (Ileel) abre inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros (Proflin) que acontece em 27 de agosto, segunda-feira. O exame poderá ser feito para as línguas inglesa, espanhola, francesa, portuguesa (para estrangeiros) e redação, sendo pré-requisito para processos seletivos em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O prova é aberta a quem desejar obter o Atestado de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira ou o Atestado de Redação, expedido pelo Ileel. O exame constará de prova escrita de cada idioma para cada área especificada: Biomédicas (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias), Tecnológicas (Engenharias e Ciências Exatas e da Terra), Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas) e Letras e Linguística e de elaboração de texto dissertativo-argumentativo para os exames de Redação para a área Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas).

A inscrição será efetuada no site do Proflin Ileel, até as 23h59min do dia 17 de agosto, domingo. No formulário, o candidato deverá escolher o idioma e a área pretendida e pode se inscrever em mais de um idioma.

O valor de cada prova é R$ 80, pago via boleto bancário, efetuado até o dia 18 de agosto, segunda-feira.Caso o candidato necessite de atendimento especial durante a realização da prova, deve indicar se é portador de necessidade especial  no formulário de inscrição.

As provas serão realizadas no Campus Santa Mônica da UFU. Confira os horários:

Língua inglesa: das 9h às 12h;

Língua francesa: das 12h30 às 15h30;

Língua portuguesa: das 12h30 às 15h30;

Redação: das 12h30 às 15h30;

Língua espanhola: das 16h às 19h.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência, munido caneta esferográfica preta ou azul escura e documento original de identificação. Para saber mais sobre o exame acesse http://www.ileel.ufu.br/proflin.