28/07/2016 - 14:05 - Atualizado em 29/07/2016 - 08:18
HCU-UFU promove mais uma edição da Semana da Amamentação
Realizado pela 18ª vez, evento tem desta vez o tema “Presente Saudável, Futuro Sustentável”
José Amaral Neto

Com o tema “Presente Saudável, Futuro Sustentável”, ocorre em Uberlândia entre os dias 1º e 7 de agosto a Semana da Amamentação. O evento chega à sua 18ª edição no município e é promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Este ano, o tema propõe uma reflexão e discussão sobre a relação entre o aleitamento materno e a sustentabilidade como prática essencial para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como metas nos próximos 10 anos. Embora não esteja presente diretamente em nenhum dos objetivos, é impossível pensar no cumprimento deles sem o aleitamento materno, pois este é o alimento mais acessível, seguro, completo e oportuno para bebês e crianças pequenas em qualquer situação socioeconômica e em qualquer lugar do mundo.

A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e acontece em mais de 120 países.

Como parte da programação da Semana da Amamentação, o HCU promove no dia 4 de agosto, a partir das 12h, no anfiteatro do Bloco 2 A do Campus Umuarama, o “Dia Científico”. O evento, aberto à comunidade, terá a apresentação de duas palestras: “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável, com a médica neonatologista Vânia Olivetti Steffen Abdallah, e “A importância do pré-natal na promoção do aleitamento materno”, com a professora Camila Toffoli. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento. No sábado, encerrando as atividades da Semana da Amamentação, haverá uma caminhada no Parque do Sabiá, a partir das 8h.

Fonte: texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Hospital de Clínicas da UFU