03/08/2016 - 16:22 - Atualizado em 05/08/2016 - 15:20
UFU é destaque entre os premiados do Programa de Bolsas de Pesquisa do Google
Dentre as 24 pesquisas contempladas de seis países da América Latina, uma é do curso de Ciência da Computação
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

Marcelo de Almeida Maia na premiação, em Belo Horizonte. Foto: Arquivo pessoal

Nesta quarta-feira (03), o Google anunciou os vencedores da terceira edição do Programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina. A divulgação aconteceu no Centro de Engenharia da empresa, em Belo Horizonte. Dos 24 projetos premiados, 17 são brasileiros; entre eles, um é da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O trabalho do estudante Adriano Mendonça Rocha busca aproveitar o conteúdo de sites de perguntas e respostas para produzir automaticamente um tutorial para os desenvolvedores de software. Segundo o orientador da tese e docente de Ciência da Computação da UFU, Marcelo de Almeida Maia, os tutoriais são úteis pois há algumas contradições nesses sites e a documentação das tecnologias de desenvolvimento de software  não tem exemplos didáticos.

Durante um ano, os professores e estudantes de pós-graduação selecionados receberão bolsas de estudo mensais para conduzir as pesquisas em áreas relacionadas à Ciência da Computação. Para o professor, além do suporte financeiro, a premiação também traz outras vantagens. “A divulgação e a visibilidade são importantes. Se uma empresa aposta no projeto, isso funciona como um selo de qualidade na pesquisa. Além de poder atrair novas fontes de recurso”, destaca.

Essa edição recebeu 473 inscrições de 13 países diferentes, sendo um recorde do programa.  Além do Brasil, Chile e México tiveram dois vencedores cada; Argentina, Colômbia e Peru foram premiados com um projeto. “Os projetos ganhadores se destacam em termos de impacto, originalidade e qualidade, e estão dentro das áreas-chave de interesse do Google”, disse o diretor de engenharia da empresa no Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, que coordenou a seleção dos projetos.