09/09/2016 - 09:26 - Atualizado em 09/09/2016 - 14:04
Evento foi realizado no Campus Santa Mônica entre os dias 22 e 24 de junho
Hermom Dourado

Foto: Milton Santos

Organizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), as Secretarias Municipais de Educação de Uberlândia, Uberaba e Monte Alegre de Minas, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/Uberlândia), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Catalão) e a Esccola Nacional Florestan Fernandes (ENFF/MST), o I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2016. Com o tema “da luta pela terra à construção da cidadania, povos indígenas, negros e sem terra”, o evento reuniu entidades e movimentos sociais, que se propõem à discussão da luta pela terra, garantindo o acesso e permanência dos povos do campo, comunidades tradicionais e povos indígenas.

De acordo com a carta aberta elaborada pela Comissão Organizadora, um saldo importante do seminário foi a articulação da criação da Rede dos Professores de Educação dos Povos Indígenas, Negros, Quilombolas e Sem Terra, como forma de fortalecimento dos diálogos estabelecidos durante o evento e constituída por representantes de universidades de vários estados brasileiros, movimentos sociais, povos indígenas e população negra, presentes na UFU durante aquele evento. "É consenso entre os pares, que seja cumprido o compromisso feito na abertura no evento pela profa. Gláucia Carvalho, representando o magnífico reitor Elmiro dos Santos Resende, do apoio na abertura do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Uberlândia". Leia, no link abaixo, a íntegra do documento:

Carta Aberta do I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU