23/09/2016 - 10:40 - Atualizado em 27/09/2016 - 12:20
Comunidade acadêmica elege Valder Steffen como novo reitor da UFU
Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica obteve mais de 55% dos votos válidos no segundo turno
Hermom Dourado

Com Valder Steffen para reitor e Orlando Mantese de vice, chapa iNova UFU vence a Consulta Eleitoral. (Foto: Milton Santos)

No que depender da vontade da maioria dos 14657 alunos, técnicos administrativos e docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que atenderam o chamado e votaram no segundo turno da Consulta Eleitoral para escolha dos dois principais comandantes da gestão 2016-2020, o professor Valder Steffen Júnior será o novo reitor. Candidato da chapa iNova UFU, ele obteve 55,49% dos votos válidos, contra 44,51% de Arquimedes Diógenes Ciloni, lançado pela chapa Democracia Sempre.

Nesta etapa da Consulta Eleitoral, Valder foi o mais votado em dois dos três segmentos: com 61,63% da preferência dos professores e 55,43% da dos estudantes. Já entre os técnicos administrativos Arquimedes venceu em uma disputa bastante acirrada, com 50,78% contra 49,22% dos votos válidos. Se no primeiro turno a abstenção havia sido de 53,56%, na votação ocorrida nas últimas quarta e quinta-feira houve presença de 1138 pessoas a mais, o que possibilitou que o índice de faltantes caísse para 49,64%.

Veja imagens da apuração.

A chapa vitoriosa nas urnas publicou em sua fan-page uma nota de agradecimento e para reiterar os compromissos assumidos durante o período de campanha: "Na democracia, a última palavra é a do eleitor. Neste momento, nosso papel é de agradecer a todos que nos apoiaram e, mais uma vez, confirmar nosso compromisso com a missão da Universidade Federal de Uberlândia. Lutaremos juntos pela preservação dos nossos direitos e conquistas, lutaremos juntos para trazer novos investimentos e melhorias em todas as áreas da UFU. A cada um de vocês, estudantes, servidores técnicos e docentes, nosso muito obrigado carregado de emoção por tamanha demonstração de confiança. Valder e Orlando não descansarão um só dia para realizar todas as propostas de campanha. Continuaremos juntos, pensando juntos, fazendo juntos, todos os dias, uma UFU cada vez melhor."

Finalizado o processo de Consulta Eleitoral, o nome de Valder Steffen será enviado pelo Conselho Universitário (Consun/UFU) ao Ministério da Educação (MEC) encabeçando a lista de três opções para nomeação do novo reitor. Esta é a sexta vez que a instituição realiza este procedimento e em todas as cinco ocasiões anteriores os vencedores da disputa eleitoral interna foram avalizados pelo governo federal e efetivados para o comando da Reitoria.

Confira, na imagem abaixo, os dados da apuração do segundo turno:

Perfil*

Candidato também foi o mais votado do primeiro turno. (Foto: Milton Santos)

Valder Steffen Junior dedica-se há 40 anos ao campo de ensino e pesquisa, sendo professor titular da UFU e desempenhando papel importante em diversas instituições científicas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp em 1976, concluiu na Université de Franche-Comté o mestrado em 1977 e o doutorado em 1979, além de também ter obtido na mesma instituição europeia o título de "livre docente" em 1991.

Realizou, ainda, dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-1987) e na Virginia Tech, nos Estados Unidos (1999-2000). Sua trajetória administrativa na UFU contempla experiências nos cargos de: chefe de departamento, coordenador de Programa de Pós-Graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor por duas vezes.

Participa ativamente do sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação, foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da Área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig; membro do Conselho Curador da Fapemig.

Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), de 2006 a 2009. É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013 e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 – categoria Ciência. Em maio de 2016 foi empossado como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

* Fonte: http://inovaufu.com.br/portfolio/valder-steffen/