28/09/2016 - 10:03 - Atualizado em 03/10/2016 - 08:43
Projeto da Faculdade de Medicina da UFU vence prêmio nacional
Trabalho organizado pelo professor Danilo Borges Paulino venceu a 2ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, na categoria “Textos Artísticos”
Cristiano Alvarenga

Atividades foram realizadas em disciplina do curso de Medicina

Projeto desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED/UFU) foi reconhecido, com a conquista do primeiro lugar na 2ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde, na categoria “Textos Artísticos”. O trabalho foi produzido pelo professor Danilo Borges Paulino.

O texto premiado “Educação, População, Revolução: o ensino médico em transformação” representa por meio da narrativa as atividades realizadas na disciplina Saúde Coletiva III junto à comunidade. O trabalho premiado destaca a educação popular como parte do atendimento à população, apresenta uma visão crítica do setor de atuação dos futuros médicos e considera a concepção geral da comunidade sobre questões relacionadas à saúde.

O professor Danilo Paulino (foto) enfatiza que o trabalho ganha destaque ao valorizar o conhecimento popular no aprimoramento dos procedimentos de tratamento e prevenção de doenças. “O caráter inovador está na consideração da educação popular em saúde. Os alunos vão para as unidades de saúde para fazer o diálogo com as pessoas e criar uma relação com o paciente”.

Premiação

A 1ª colocação rendeu à equipe da UFU uma premiação de R$ 8 mil que serão investidos em novas atividades vinculadas à educação popular. Um Plano de Ação deve ser criado até o dia 06 de outubro para indicar como serão aplicados os recursos.

Para mais informações do Prêmio Victor Valla acesse: www.saude.gov.br/premiovictorvalla