Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

19/10/2016 - 09:20 - Atualizado em 21/10/2016 - 12:50
Circuito Universitário Cultural promove atividades no Campus Araras
Programação começa nesta quarta-feira, 19/10, e prossegue no sábado, dia 22
por Autor: 
Hermom Dourado

 

Desde o ano de 2015 mantendo atividades pelos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Ituiutaba, Patos de Minas, Monte Carmelo e Uberlândia, com o objetivo de promover mais cultura dentro do ambiente acadêmico, o Circuito Universitário Cultural (CUC) desembarca nesta semana no Campus Araras, em Monte Carmelo. As atividades começam nesta quarta-feira, 19/10, com o evento "Gentileza Universitária Urbana", no qual o professor e arquiteto Gabriel Bordignon ministra oficinas para construção de mobiliários de paletes reaproveitados. As atividades contam com a parceria do Grupo Experimental em Canteiro de Obras (GECO) e ocorrem das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30. O CUC é organizado em parceria pela Diretoria de Cultura (Dicult) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

De acordo com Bordignon, a intenção do Gentileza Universitária Urbana é discutir sobre a apropriação do espaço universitário, além de fomentar pequenas intervenções pontuais como forma de qualificar os espaços públicos por meio da montagem de mobiliários no campus visitado. "As oficinas realizadas no Campus Santa Mônica foram muito importantes na apropriação do espaço, que passou a ser mais frequentado por professores, alunos e funcionários. Com as intervenções, um local que era vazio e muito pouco utilizado ganhou uma dinâmica muito grande, passando a ser frequentado por pessoas que nem aula no bloco tinham”, relata.

Professor Gabriel Bordignon ressalta aproveitamento de espaços antes ociosos. (Foto: Divulgação/Dicult)

Já no sábado, 22, a programação em Monte Carmelo conta com mais uma edição do “Midiateca: Arte na escola”, que teve início no último dia 1º de outubro. Com a proposta de apresentar aos professores da rede de ensino os materiais didáticos disponibilizados pelo Instituto de Artes nas bibliotecas da escola pública e no site do instituto, em parceria com o MEC, esta iniciativa vem como um projeto de formação continuada dos professores de artes e será realizado na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo, das 8h às 12h. O responsável é o professor Manuel Alves da Rocha, que ministrará 4 horas por encontro. 

No mesmo dia, das 9 às 12h20, no Anfiteatro da Fucamp, o professor, arquiteto e urbanista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU Kauê Paiva comanda a primeira aula do curso itinerante de Extensão e Cultura “Qualidade Ambiental Urbana: História e Planejamento das Cidades Brasileiras". As inscrições serão feitas na hora e haverá emissão de certificado. "Nossa meta é promover a reflexão sobre o ambiente construído a partir da análise crítica do processo de urbanização brasileira e dos procedimentos de produção do espaço urbano no país. Este curso também será ministrado em Ituiutaba e foi pensado a partir das graduações que ambos os campi da UFU oferecem, tais como Agronomia e Cartografia", informa Paiva. 

Kauê Paiva é responsável por conduzir o primeiro dos cursos itinerantes de Extensão e Cultura. (Foto: Divulgação/Dicult)

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal