21/10/2016 - 12:40 - Atualizado em 23/12/2016 - 16:15
UFU lança portal institucional
Comunidades interna e externa são convidadas a opinar sobre a página na internet
Diélen Borges
Diélen Borges

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, na manhã desta sexta-feira (21/10), o seu novo portal na internet em caráter experimental. Para acessá-lo, basta clicar no banner disponível na página inicial em www.ufu.br.

A previsão é de que os dois portais - o novo e o antigo - estejam acessíveis até a primeira semana de novembro, para que os internautas possam avaliar a página nova e dar sua opinião por meio de formulário eletrônico publicado no portal novo. Após essa data, o portal novo substituirá o antigo definitivamente, mas ainda será possível enviar sugestões para a página.

“O portal é uma ferramenta imprescindível para a divulgação da UFU para a comunidade externa e para facilitar a disponibilização e usufruto dos diversos serviços prestados pela instituição”, afirma o vice-reitor Eduardo Nunes Guimarães. “Foi uma aspiração da atual gestão desde sua posse no fim de 2012. O objetivo era ter um portal com visual limpo e de navegação amigável. O novo portal é um avanço em relação ao atual, mas ainda deverá receber muitas melhorias ao longo dos próximos anos, dado que, na área de Tecnologia da Informação (TI), as inovações são frequentes”, completa o Guimarães.

O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI/UFU), em parceria com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e representantes da Reitoria. “O novo portal da UFU é um anseio da comunidade universitária. Mais dinâmico e atendendo às normas do que é previsto pela comunicação pública, vem ao encontro de  alguns critérios que se busca hoje nos sites governamentais, permitindo mais plasticidade, transparência às informações, usabilidade e acessibilidade”, avalia a jornalista Eliane Moreira, coordenadora de jornalismo da Dirco.

Características

O novo portal continua contemplando os públicos internos (estudantes e servidores), mas a novidade é o foco no público externo que deseja conhecer a UFU e o que ela oferece. “Para isso temos áreas que não existiam no antigo portal, como o catálogo de cursos e área da comunidade, onde são expostas informações sobre os hospitais, museus e outros órgãos e serviços para o cidadão”, explica o responsável técnico pelo projeto Alberto Oliveira, analista de tecnologia da informação da UFU.

A página é adequada para acesso em computadores e dispositivos móveis (smartphones e tablets) e permite a navegação por perfis, que direciona informações específicas para cada segmento (estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade externa). “Acredito que a universidade terá uma ferramenta mais eficaz e interativa na comunicação com seus diversos públicos”, afirma Eliane Moreira.

O portal também adota a Identidade Digital de Governo (IDG), formalizada pela Instrução Normativa SECOM Nº 08 de dezembro de 2014. “Por essa razão, atualmente, encontramos semelhanças entre os portais do Ministério da Educação, Receita Federal e agora o novo portal da UFU. Em um levantamento realizado neste mês, identificamos que apenas sete das 63 universidades federais estão seguindo esta instrução normativa”, relata Oliveira.

A página recém-criada integra os novos portais estruturantes: o portal de notícias Comunica UFU, o Portal da Transparência, o Portal de Eventos, o Portal da Escola de Educação Básica (Eseba),o Portal da Prefeitura Universitária, o Portal do Esporte e Lazer Universitário (Diesu), o Portal do Restaurante Universitário (RU), a Loja virtual da Editora EDUFU, os portais das pró-reitorias - Assistência Estudantil (Proae),  Extensão e Cultura (Proexc), Gestão de Pessoas (Progep), Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Planejamento e Administração (Proplad) - e, a serem lançados ainda neste ano, o Portal de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Drii) e o Portal do Sistema de Bibliotecas (Sisbi).

Histórico

“Este trabalho teve início em 2013, quando a nova gestão identificou a necessidade de um novo portal para a universidade”, afirma Oliveira. Foi instituído um grupo de trabalho com integrantes do CTI, Dirco e Reitoria, que apresentou os resultados parciais em conselhos superiores e outros setores da UFU, a fim de receber contribuições da comunidade acadêmica.

O portal anterior foi desenvolvido em 2010 e desde então, segundo o analista, não houve grandes alterações. Consequentemente, a ferramenta deixou de atender às necessidades dos usuários de hoje. Outra situação identificada pelo CTI foi o grande número de sites e portais que foram sendo criados no âmbito da UFU - atualmente, são cerca de 600 páginas com o domínio ufu.br -, daí a necessidade de integração entre os conteúdos.

O projeto contemplou a análise de diversos sites de universidades do Brasil e do exterior e a adoção de diretrizes para usabilidade e acessibilidade. “Houve um trabalho intenso com as pró-reitorias e alguns órgãos administrativos, unidades acadêmicas e unidades especiais de ensino”, relata Oliveira.

Mesmo com o lançamento, o trabalho continua. Devem ser feitas adequações a partir das sugestões recebidas e serão desenvolvidas as versões em outros idiomas. Segundo o assessor da Reitoria Alexandre Echeverria, membro da equipe de implantação dos novos portais UFU, os benefícios devem superar as dificuldades que possam surgir nesse processo. “Mudar nunca é fácil, é sempre mais cômodo manter as coisas como estão. Porém, vejo no novo portal uma oportunidade de aproximação maior da UFU com a comunidade externa, ou seja, estamos abrindo os ‘muros’ e abolindo um vocabulário burocrático presente no atual. Além disso haverá uma segregação quanto ao conteúdo informacional que só interessa ao uso interno”.

TÓPICOS: