07/12/2016 - 11:51 - Atualizado em 12/12/2016 - 13:13
UFU lança plataforma de mapeamento de competências
Lançamento da Somos UFU aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07/12
Victor Fernandes (Estagiário de Graduação)
Por Victor Fernandes (Estagiário de Graduação)

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (07/12) o evento de lançamento da plataforma Somos UFU. O software foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já é utilizado por várias universidades no País, para o mapeamento de competências.

O diretor da Agência Intelecto da UFU, Prof. Foued Espindola, explica que o mapeamento das especialidades dos pesquisadores da UFU será de fundamental importância para a Universidade 'se conhecer'. "O Somos é algo que vem para somar. É uma ferramenta para a universidade se conhecer, e por meio disso conseguir fazer uma melhor gestão do conhecimento que ela dispõe. Isso ajuda a promover a inovação e parceria com a sociedade.", afirma Espindola.

A plataforma Somos UFU é acessível de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do site http://www.somos.ufu.br. Funciona como um catálogo do corpo docente, com suas especialidades e produção científica. Disponibiliza informações sobre unidades, departamentos, ativos de propriedade intelectual e infraestrutura instalada nos laboratórios da UFU. Isso possibilita a apresentação visual de conteúdos da plataforma Lattes/CNPq, oferecendo interfaces gráficas, tags de cores e tamanhos distintos, tornando esse processo, mais intuitivo e amigável.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcelo Emílio Beletti, afirma que o Somos UFU será uma ferramenta fundamental para a pesquisa na universidade. "O Somos serve como interface entre a UFU e e a sociedade, em relação à pesquisa aqui desenvolvida. O principal objetivo dessa plataforma é ser uma face da pesquisa que a sociedade possa visualizar", ressalta o pró-reitor.

Confira aqui uma galeria com imagens do lançamento do Somos UFU