02/02/2017 - 10:00 - Atualizado em 06/02/2017 - 16:18
CNPq aprova bolsas para 27 projetos enviados pela UFU
Na opinião do novo diretor de Pesquisa, resultado comprova potencial da instituição na caminhada rumo à internacionalização
Hermom Dourado

Milton Santos)

O objetivo é incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação (foto: Milton Santos)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 31 de janeiro, o resultado da Chamada 12/2016, de concessão de novas bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da agência, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Dentre os 3.401 pesquisadores cujos projetos constam na lista de contemplados por esta chamada, 27 são vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Conforme o CNPq, cerca de R$ 200 milhões serão investidos nas pesquisas aprovadas neste edital, valor 39% superior ao das chamadas anteriores. “As bolsas PQ são as de mais alto nível do CNPq e destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento com o objetivo de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade”, sintetiza a nota divulgada pela agência, em sua página na internet.

O diretor de Pesquisa da UFU, professor Kleber Del Claro, informa que a instituição tem atualmente 183 pesquisadores que contam com apoio financeiro do CNPq para a realização de seus projetos. “Este novo resultado, trazendo os nomes de 27 colegas – alguns renovando suas bolsas e outros sendo contemplados pela primeira vez -, nos deixa muito orgulhosos e demonstra o evidente crescimento da pesquisa na UFU, caminhando rumo à internacionalização em breve”, aponta o diretor.

Del Claro aproveita a ocasião para conclamar a participação de mais membros da comunidade acadêmica da UFU nos próximos editais. “A todos que desejam sucesso igual, a palavra de ordem é ‘acreditar’, pois todos têm condições de chegar lá também! Que fiquem sempre de olho na Plataforma Carlos Chagas, onde estão compiladas todas as informações e processos relativos aos editais da CNPq. Nós, da Dirpe [Diretoria de Pesquisa], podemos e queremos ajudar nessas submissões. Portanto, contem conosco!”, sublinha, acrescentando que a grande oportunidade deste momento é o Edital Fapemig - Pesquisador Mineiro, que já está aberto.