Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

06/02/2017 - 15:37 - Atualizado em 07/02/2017 - 11:36
UFU apresenta resultados do sistema de realidade virtual desenvolvido para Cemig
Ambientes virtuais para centro de operação de sistemas são associados a tecnologias de projeção 3D
por Autor: 
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

Sistema em uso no Centro de Operação Da Cemig. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Os resultados de um projeto inovador na área de realidade virtual, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Realidade Virtual (GRVA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), serão apresentados na próxima sexta-feira (10/02), na sede da Cemig, em Belo Horizonte.

A pesquisa trata do desenvolvimento de ambientes virtuais para centro de operação de sistemas representativos das subestações e usinas da Cemig, associados a tecnologias de projeção 3D. De acordo com o coordenador do projeto e professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, Alexandre Cardoso, existia o desafio de comprovar a aderência da realidade virtual na operação de sistemas elétricos e, com isso, foi feita uma proposta para a companhia.  

O objetivo da utilização do sistema é propiciar às equipes de operação maior sensação de presença nas ações recorrentes ao processo execução de operação, para que se tenha mais ganhos com relação à eficácia da operação e segurança durante o processo. “Hoje, a realidade virtual é uma das áreas mais proeminentes, é uma interface inovadora e mais efetiva, além de trazer uma série de benefícios”, afirma Cardoso.

Ainda de acordo com o docente, o desenvolvimento dessas interfaces se relaciona com a representação fiel de subestações de energia elétrica da Cemig. “Ao todo, teremos 36 subestações elaboradas em realidade virtual para serem operadas no COS [Centro de Operação do Sistema] da Cemig GT [Geração e Transmissão]”.  

O workshop de encerramento do projeto acontece nesta sexta-feira (10/02), das 9 às 12h, na sede da Cemig, em Belo Horizonte.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2018. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal