16/03/2017 - 14:58 - Atualizado em 28/03/2017 - 12:45
Campus Pontal oferece formação continuada a professores da rede pública
As capacitações estão associadas à Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Faculdade de Ciências Integradas do Pontal disponibiliza quatro opções de capacitação (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece ações de formação continuada a profissionais da educação básica da rede pública, em nível de extensão, aperfeiçoamento e especialização. Os cursos são selecionados a partir de um edital público divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Realizadas nos campi da universidade, as ações incluem a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip), que atualmente disponibiliza quatro opções de capacitação.

O Curso de Pós-Graduação (lato-sensu): Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais tem como objetivo a produção de conhecimentos sobre infância e educação. Segundo a coordenadora do curso, Fernanda Duarte, essa especialização representa uma possibilidade de construção de momentos de reflexões, diálogos e estudos sobre a educação infantil. “O princípio do curso é contribuir com a formação de profissionais da educação com posturas críticas, reflexivas e investigativas, que consigam contribuir na construção de projetos educativos contemplando as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos”, ressalta Duarte.

Há também o Curso de Especialização: Inclusão da diversidade no espaço escolar, que traz concepções teóricas e ações referentes ao trabalho com a diversidade nas instituições de educação básica de Ituiutaba e região, visando colaborar com a construção de escolas que sejam espaços democráticos de convivência e de valorização de todos indivíduos e grupos sociais.

Já o Curso de Pós-Graduação (lato sensu): Docência no Ensino Médio: Diversidade, Inclusão e EJA tem como objetivo geral “desenvolver um processo de formação de professores, gestores e equipes pedagógicas da Rede Pública Estadual de Minas Gerais”, além de propor reflexões sobre problemas relacionados à juventude que frequenta o Ensino Médio e sobre a situação a que estão expostos esses jovens, visando à elaboração de estratégias de enfrentamento das violências que afetam esses sujeitos. O projeto do curso é formar sujeitos críticos, voltados para a contextualização histórica, social e politicamente correta.

Outra modalidade é o Curso de Pós-Graduação (lato sensu): Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Juventude II, especialização que tem objetivos como promover a discussão e a análise dos problemas relacionados às políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mapear quem são os sujeitos que frequentam esta modalidade de ensino e como é possível intervir positivamente no cotidiano e na realidade deles. A coordenadora do curso, Simone Aparecida dos Passos, ressalta a importância da ação. “Acredito que as questões debatidas no interior deste curso de especialização estão marcando positivamente a formação de toda a comunidade interna e externa à Facip. Não é só da formação continuada de profissionais que estamos falando, mas de um impacto efetivo nas discussões contemporâneas emergentes sobre o homem e seus contextos diversos”, afirma.

Para se matricular em algum desses cursos, os interessados devem ficar atentos à divulgação dos editais no site da Proexc

TÓPICOS: