01/03/2017 - 12:50 - Atualizado em 06/03/2017 - 14:15
Eseba completa 40 anos
Desafio do colégio de aplicação da UFU é manter a qualidade
Marco Cavalcanti

Marco Cavalcanti)A distribuição das vagas é feita por sorteio (foto: Marco Cavalcanti)

A Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU completa 40 anos em 2017. Nessas quatro décadas, a instituição de ensino passou de uma escola benefício – para filhos de dois a seis anos de idade de funcionários da então Universidade de Uberlândia (UnU) – a uma das escolas públicas mais concorridas da região.

Ela foi criada no dia 1º de março de 1977, antes da federalização da UFU, com o nome de Escola Pré-Fundamental Nossa Casinha e 30 alunos matriculados. Atualmente, a unidade é um dos 17 colégios de aplicação do país, oferecendo vagas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). São 929 alunos entre três e 70 anos de idade matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite.

Marco Cavalcanti)A unidade é um dos 17 colégios de aplicação do país (foto: Marco Cavalcanti)

Na Eseba são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão por seus servidores – são 82 docentes, sendo 40 doutores e 36 mestres – e por discentes estagiários dos cursos de licenciatura da UFU.

A distribuição das vagas não é feita por zoneamento, mas por sorteio. “Temos a oportunidade de ter alunos de diferentes níveis econômicos. Não é uma escola de elite. É uma escola de todos. É uma escola popular”, salienta Analúcia Vieira, vice-diretora. “Todo nosso corpo de professores trabalha para formar cidadãos com visão crítica da vida”, reforça a também vice-diretora Selma Guimarães.

Em 2016, foram realizadas 6.114 inscrições, sendo 1.207 para as 60 vagas oferecidas no primeiro período da Educação Infantil, para ingresso em 2017. “Isso, por um lado, deixa claro que a visão da sociedade em relação à nossa escola é muito positiva. Mas, por outro lado, simboliza que a educação não vai bem no Brasil”, constata o diretor da Eseba, André Sabino. Segundo ele, o atual desafio da instituição é a manutenção da qualidade em um cenário de contenção de investimentos.