21/03/2017 - 08:56 - Atualizado em 28/03/2017 - 12:42
Estudantes da UFU estão na final de desafio universitário sobre mercado financeiro
Entre 300 grupos inscritos, apenas 36 são finalistas
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

Helen Cecília, José Mauro Ferreira, Marcos José de Souza Junior e Vinicius Oliveira formam o grupo que representará a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na final do Desafio Universitário “Constellation Challenge”. O evento será no próximo sábado (25/03), em São Paulo. Os estudantes do curso de Economia são os primeiros da universidade a participarem da competição.

Os alunos explicam que o Constellation Challenge é um desafio de análise de uma empresa, que envolve fatores financeiros e análise de competitividade. “Agora que a gente passou para essa etapa final, temos que fazer uma análise mais interna, menos de indústria e de mercado. Ver como a empresa funciona e é gerida, como estão os indicadores dessa empresa por dentro. Temos que responder se vale a pena investir nela e por quê”, afirma José Mauro. O trabalho é orientador pelo professor Germano Mendes de Paula.

Helen, Marcos e José Mauro fazem parte do grupo finalista e contam que tiveram apenas uma semana para realizar o trabalho inicial (Foto: Milton Santos)

Eles decidiram se inscrever no desafio em busca de mais conhecimento sobre mercado financeiro, mas também estão tendo crescimento pessoal e estabelecendo "networking" com outros estudantes e profissionais da área. Além disso, não imaginavam ser um dos 36 grupos que iriam para a final, de um total de 300. “Foi uma surpresa, porque a gente estava concorrendo com pessoal que já está dentro desse mercado e tem treinamento sobre mercado financeiro na própria graduação. E a quantidade de pessoas concorrendo é muito maior que nos anos interiores”, conta Helen.

Os estudantes criaram uma liga de mercado financeiro na UFU, a exemplo do que viram em outras universidades que participam da competição. Segundo eles, a liga ainda está em processo de fundação e organização interna, mas já estão pensando em algumas atividades. “A gente pode desenvolver desafios universitários pros alunos da UFU, além de minicursos, palestras com pessoas que trabalham no mercado financeiro, grupos de estudos para discutir economia, conjuntura. Tentar suprir essa demanda que a gente percebe que tem”, esclarece Marcos.