Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

17/03/2017 - 16:21 - Atualizado em 20/03/2017 - 09:10
Pela primeira vez, Uberlândia participa da Semana Mundial do Cérebro
A cada ano, em março, universidades, hospitais e outras organizações se unem para popularizar conhecimentos em neurociências
por Autor: 
Pedro Vitor Alves (Estagiário de Graduação)

Professora Cássia Silva coordenou palestra interativa para alunos do ensino médio (Foto: Arquivo do Labitox)

 

A Brain Awareness Week (BAW) é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. Coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, há cerca de sete anos a campanha conta com a participação do Brasil, onde se realiza a Semana Nacional do Cérebro.

Neste ano, pela primeira vez, Uberlândia fez parte do roteiro de atividades. Promovida por iniciativa da professora Cássia Regina da Silva e alunos de iniciação científica ligados ao Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais (Labitox), do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb/UFU), a atividade aconteceu no dia 15 de março e englobou palestras interativas intituladas "Dor: porque ela dói?", que foram realizadas junto aos alunos do ensino médio de um colégio em Uberlândia.

O evento teve como objetivo promover a pesquisa básica na área de neurociência entre a sociedade em geral, chamando ainda a atenção para a importância do cérebro para a identificação e processamento da dor.

Para Silva, a UFU “proporciona condições favoráveis à realização de pesquisa e extensão na área de neurociências, promovendo, desta forma, o estudo de assuntos ligados à semana nacional do cérebro e a consequente formação de recursos humanos na área”, o que possibilitou a realização do evento e inseriu Uberlândia neste cenário. Para o próximo ano, a docente quer “ampliar o número de professores, alunos e público-alvo participante das atividades, concretizando o evento em Uberlândia e inserindo a cidade neste interessante circuito”.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal