16/03/2017 - 02:42 - Atualizado em 28/03/2017 - 12:45
UFU participa de expedição na Antártica
Atividade foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro e faz parte do projeto Paleontar, coordenado pelo Museu Nacional
Cristiano Alvarenga

Pesquisadores brasileiros na base Argentina na Antártica

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) esteve representada na 35ª Operação Antártica (Operantar). Participaram da expedição, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, os professores Douglas Riff (Instituto de Ciências Biológicas) e Guilherme Resende Corrêa (Instituto de Geografia), além do estudante João Alberto Matos, do curso de Ciências Biológicas. Eles estiveram inseridos na terceira etapa do projeto Paleoantar, com o objetivo de buscar descobertas paleontológicas e realizar estudo do solo e vegetação.

Durante a expedição foram coletados aproximadamente 800 quilos de amostras científicas que irão compor os acervos das instituições que participaram da operação.

O material coletado na expedição chegará ao Brasil em abril, na Estação de Apoio Antártico da Marinha (Esantar), localizado no Rio de Janeiro. A intenção do professor Douglas Riff é trazer as amostras para a UFU.

Brasil com nova base na Antártica

Estação brasileira na Antártica em construção

Teve início, em dezembro do ano passado, a construção da Estação Antártica Comandante Ferraz, a nova base brasileira naquela região. Os pesquisadores da UFU registraram o andamento das obras (foto). A previsão é de que em 2018 seja inaugurado o novo espaço.

Desde 2012, quando a antiga estação brasileira foi destruída em um incêndio, os pesquisadores brasileiros não têm um espaço ideal para o desenvolvimento das atividades.

A nova estação vai propiciar mudança neste cenário. O empreendimento, com laboratórios, dormitórios e espaço de socialização, vai custar aos cofres públicos cerca de 100 milhões de dólares.

Paleontar

O Projeto Paleontar completa, em 2017,  10 anos de funcionamento. Sob coordenação do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa propicia investimento em pesquisas relacionadas à paleontologia na Antártica.

A primeira etapa do projeto Paleoantar ocorreu no período de 2006-2007. Já a segunda etapa ocorreu em 2016 e a terceira este ano.

Quer saber mais sobre o projeto Paleoantar? Confira o vídeo de divulgação científica, produzido pela Terra Brasilis Filmes, com patrocínio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) sobre a primeira expedição.

Crédito das fotos: Douglas Riff