02/05/2017 - 12:56 - Atualizado em 04/05/2017 - 07:37
Alunos e egressos debatem processo de se cursar um mestrado
Evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ocorre na noite desta quinta-feira, 04/05, no Campus Santa Mônica
Hermom Dourado

Apresentação à banca é um dos momentos mais esperados e tensos da trajetória de um mestrando. (Foto: Marco Cavalcanti)

Quais são as dores e as delícias de ser um mestrando? Que desafios surgem ao longo do caminho de quem se propõe a encarar este tipo de pós-graduação? Essas são algumas das perguntas que nortearão o evento que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (PGPSI/UFU) irá promover nesta quinta-feira, 04/05, das 19h às 22h, no Auditório A do Bloco 5O, Campus Santa Mônica.

Uma das idealizadoras e palestrantes do evento, a professora Silvia Maria Cintra da Silva, do PGPSI, comenta que o percurso vivenciado por ela e outros colegas na realização do mestrado e orientação dos estudantes gerou uma clara percepção da falta de informações das pessoas, em geral, a respeito das especificidades da pós-graduação stricto (especialização) e lato sensu (mestrado e doutorado). "A meta deste evento é apresentar informações relativas à pós-graduação stricto sensu a estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais de diferentes áreas, bem como destacar a importância da docência e da pesquisa como elementos essenciais na trajetória acadêmica", sintetiza.

Ainda de acordo com ela, a formação de professores e pesquisadores é imprescindível para o fortalecimento da educação, sendo que "o mestrado mostra-se uma oportunidade valiosa para a formação continuada de profissionais que buscam se aprofundar na atuação docente e na produção do conhecimento científico".

As inscrições são gratuitas e abertas a 90 pessoas; haverá emissão de certificados, via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). Para manifestar interesse por uma das vagas, basta se manifestar via e-mail. A caixa postal virtual é: dialogosmestrado@gmail.com.

Além da professora Silva, participarão dos debates e mesas-redondas cinco acadêmicas do mestrado do PGPSI, uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), uma doutoranda do PPGED e uma mestre formada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC). Para mais informações sobre a programação, acesse o Portal de Eventos da UFU.