08/06/2017 - 15:28 - Atualizado em 12/06/2017 - 18:47
Professora da Eseba lança livro infantil sobre experiência na África
"A Pequena Alimatá" será apresentada no dia 27 de junho
Pedro Vitor Alves (Estagiário de Graduação)

A professora Beloní Cacique Braga, da Escola de Escola de Educação Básica da UFU (Eseba), lançará seu livro infantil "A Pequena Alimatá" no dia 27 de junho, na Casa da Cultura de Uberlândia.

O livro faz parte do projeto voluntário desenvolvido em Mali, no continente africano, organizado pela ONG Together, desde 2015, que se encerra neste ano com a terceira viagem ao país para a formação de professores locais. A obra apresenta o diálogo e o cotidiano da personagem Alimatá, uma menina malinense muito curiosa que conversa com sua mãe no caminho para a escola a respeito da cultura local.

No evento de lançamento do livro, haverá uma roda de conversa sobre o projeto e o processo criativo do desenvolvimento da obra. A atividade contará com a presença da professora Selma Sueli Santos Guimarães, também da Eseba, que foi responsável pela tradução do livro para francês, idioma de Bamako, capital de Mali, onde parte dos livros será doada durante a formação de professores.

De acordo com a autora, “o livro foi pensando para além da leitura em sala, para valorizar e compartilhar práticas culturais africanas, como o uso do tecido, o papel da mulher e da criança na sociedade e a dinâmica da escola. Claro que, sendo um livro infantil, essas questões se apresentam como pistas ao leitor, que poderá desejar conhecer mais”.

O projeto é totalmente independente, voluntário e feito com recursos próprios. "Traz uma história vivida desde 2015 e que vem sendo socializada por meio de exposições, palestras e rodas de conversas", afirma Beloní, que retornará a Mali no dia 15 de julho para finalizar esta etapa de trabalho.