02/06/2017 - 11:45 - Atualizado em 02/06/2017 - 12:29
Projeto de mestrado da UFU gera manual on-line sobre jornalismo de dados e economia
E-book produzido por Mariana Segala está disponível para consulta gratuita e pode ser atualizado a partir de sugestões dos leitores
Hermom Dourado

Trabalho está aberto para edições e atualizações a partir de sugestões dos leitores. (Imagem: Reprodução)

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006 e morando em Uberlândia desde 2013, Mariana Segala está entre os mais recentes egressos do mestrado profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU). O título de mestra foi obtido no último mês de março, após a apresentação à banca do resultado de seu projeto de pesquisa: o e-book Siga os Números.

O trabalho teve orientação da professora Ana Cristina Spannenberg e, conforme a própria autora, em suma, consiste em um manual sobre como usar as práticas e técnicas de jornalismo de dados para cobrir finanças e negócios. “Ele é dedicado a estudantes de jornalismo e a profissionais não familiarizados com uma ou com outra área (ou com as duas!)”, brinca Segala.

Com especialização em Jornalismo Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2010) e MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA/2012), também de São Paulo, ela possui no currículo sete anos de atuação nas redações de veículos com forte tradição neste tipo de cobertura, como Agência Estado, Brasil Econômico e Exame. Após a mudança para o Triângulo Mineiro, passou a adotar o home-office e regularmente produz matérias como freelancer para publicações como Exame, Valor e Capital Aberto.

O conhecimento sobre a dificuldade do processo enfrentado por quem opta por trilhar profissionalmente nestas editorias foi a bússola que guiou o projeto do e-book – que pode ser acessado gratuitamente no endereço www.sigaosnumeros.wordpress.com. “Embora haja uma infinidade de dados econômicos disponíveis, encontrá-los e manuseá-los pode não ser algo trivial, especialmente para os recém-chegados à área. E foi por isso que Siga os Números surgiu. Não é um livro de jornalismo econômico, nem de jornalismo de dados. A pretensão deste e-book, na verdade, é ser um manual para familiarizá-lo com o que há de mais simples e imediatamente útil no mundo do jornalismo de dados para cobrir os assuntos de economia”, aponta Segala.

Finalizando, a autora destaca que, embora já esteja publicado e tenha obtido o aval acadêmico de uma banca composta por três doutores [os professores Ana Cristina Spannenberg e Marcelo Marques Araújo, da UFU, e Marcelo Ruschel Träsel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul], este não se trata de um trabalho pronto a acabado: “Muito pelo contrário. Convido todos a passar os olhos no material. E ressalto que o e-book é um projeto dinâmico, que permanecerá em constante ampliação, atualização e revisão. Todas as observações serão absolutamente bem-vindas!”

Mariana Segala (de branco) apresentou à banca o produto final de seu projeto de mestrado no último mês de março. (Foto: Arquivo pessoal)

PPGCE

Coordenadora do programa de mestrado cursado por Mariana Segala, que é vinculado à Faculdade de Educação (Faced/UFU), a professora Adriana Cristina Omena dos Santos comenta que o produto apresentado pela ex-aluna vai de encontro à principal proposta do PPGCE, que é desenvolver pesquisas e produtos que atendam a demandas ainda represadas: “No nosso programa, existe a possibilidade que o trabalho final seja uma dissertação, mas procuramos incentivar a opção pela criação de produtos inovadores e que venham para suprir carências no mercado, de preferência, naquele setor em que o mestrando está inserido.”

O programa foi aprovado pela Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2012 e teve suas primeiras turmas constituídas no ano seguinte. O processo de seleção é realizado anualmente, sendo que o próximo já teve seu EDITAL publicado e estará com inscrições abertas entre os dias 19 a 23 de junho. Ao todo, serão oferecidas 16 vagas para alunos da linha de pesquisa “Tecnologias e Interfaces da Comunicação” – 14 regulares e 2 especiais – e 9 vagas para alunos da linha de pesquisa “Mídias, Educação e Comunicação” – 7 regulares e 2 especiais. A prova escrita da primeira fase está agendada para 6 de agosto e a segunda fase consistirá na pontuação dos currículos apresentados. Ao final de todo o processo, os aprovados ingressarão no PPGCE no primeiro semestre letivo de 2018.