27/06/2017 - 09:13 - Atualizado em 28/06/2017 - 08:56
Seminário debate desafios do profissional de ciências agrárias
Evento reuniu durante três dias estudantes e professores dos cursos de Agronomia da UFU e da Fundação Carmelitana Mário Palmério, produtores rurais, profissionais e empresários do setor
Hermom Dourado

Administrador de empresas Marcos Ramos de Oliveira foi um dos palestrantes do seminário. (Fotos: divulgação)

Uma parceria entre o Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Carmelitana Mário Palmério (Fucamp), com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo e da Associação dos Cafeicultores da Região Monte Carmelo (Amoca), viabilizou a realização do I Seminário do Agronegócio e Encontro dos Estudantes de Agronomia. O evento ocorreu entre de 21 a 23 de junho, no Auditório da Fucamp e contou com a participação de 150 pessoas em cada um dos três dias.

De acordo com Odair José Marques, que leciona Fitotecnia no curso de Agronomia da UFU, o público do seminário foi composto por estudantes e professores daquelas duas instituições de ensino e também por produtores rurais, profissionais das ciências agrárias e empresários do agronegócio. Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Geraldo Andrade Carvalho palestrou sobre “O manejo integrado do bicho-mineiro do cafeeiro”. Já o engenheiro agrônomo Eduardo Pena, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) abordou o tema "Cenários e perspectivas do mercado do leite”. Por fim, coube ao administrador de empresas Marcos Ramos de Oliveira, da Somar Consultoria, explanar acerca de “Gestão do negócio agrícola: os desafios do profissional das ciências agrárias”. Todas as palestras foram seguidas de debates sobre os seus respectivos temas.

Marques foi o mediador do debate ocorrido no dia 23, com a participação de egressos dos cursos de Agronomia da Fucamp e da UFU - Campus Monte Carmelo. "Na opinião geral, este foi o ponto alto do evento, balizado nas dificuldades de inserção do egresso da Agronomia no mercado de trabalho, os desafios da mulher engenheira agrônoma para vencer preconceitos numa atividade dominada por homens e o perfil profissional do engenheiro agrônomo que o mercado do agronegócio deseja. Fazemos um balanço muito positivo do seminário e da parceria entre as instituições. Sem dúvidas, os grandes beneficiários foram a Educação, o estudante e a comunidade carmelitana", avalia.

Egresso do curso de Agronomia da UFU fala sobre as dificuldades de inserção no mercado de trabalho

Desafios para superar os preconceitos à mulher numa atividade dominada por homens também foram debatidos no evento