Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

18/07/2017 - 15:37 - Atualizado em 20/07/2017 - 08:25
Vestibular 2017/2: Candidatos são convocados para segunda etapa de entrevistas
Deverão comparecer aqueles que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas
por Autor: 
Jussara Coelho

 

No dia 23 julho, domingo, das 8 às 18 horas, acontece a segunda etapa de entrevistas com os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas (PPIs), modalidades 1 e 3, do processo seletivo Vestibular para ingresso no segundo semestre de 2017. A convocação será realizada pelo site da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), www.ingresso.ufu.br, e também por mensagem enviada ao e-mail do candidato.

Prevista em edital, a segunda chamada “está alinhada com procedimentos administrativos previstos e visa garantir, com máxima transparência e lisura, o direito legítimo dos candidatos efetivamente contemplados pela política de cotas”, salienta Dennys Xavier, diretor de Processos Seletivos da UFU. O que ocasionou essa segunda etapa foi a quantidade de autodeclarações não homologadas pela Comissão para a Diversidade Étnica na primeira convocação, ou seja, 50% dos candidatos presentes.

Na primeira convocação foram agendadas 435 entrevistas e 277 candidatos compareceram. Foram homologadas 140 inscrições.“Nós resolvemos avançar com a lista dos candidatos autodeclarados PPIs também por causa da quantidade inesperada de ausências -- por volta de 50% dos candidatos não compareceram às entrevistas – e de autodeclarações não homologadas nesta primeira chamada, realizada no último fim de semana, dias 15 e 16 de julho, pela Dirps”, esclarece Xavier.

Os candidatos que não compareceram à primeira chamada da entrevista, sem justificativa, e aqueles cuja autodeclaração não foi homologada pela Comissão são imediatamente desclassificados do processo. “Não há possibilidade de rever este resultado. O candidato não compareceu ou não foi classificado em uma fase eliminatória do processo, portanto, não retorna para a modalidade de ampla concorrência. Uma vez que ele se declarou PPI na inscrição, será desclassificado dentro dessa modalidade e, por consequência, dentro do processo como um todo”, explica o diretor.

A Dirps divulgará o resultado das modalidades 1 e 3, em separado, no dia 24 de julho de 2017 a partir das 18 horas. Os resultados referentes às modalidades de ampla concorrência (2,4 e 5, de acordo com o edital) serão publicados no dia 20 de julho, às 14 horas.

“A nossa preocupação é com relação aos direitos daqueles que podem reclamar uma vaga dentro da modalidade PPI. Por isso, ampliamos o prazo do resultado para continuarmos a avaliar aqueles em condições de serem aprovados no processo como um todo e que passaram para a segunda fase”, finaliza Xavier.

 

Leia a nota divulgada sobre as vagas PPIs

Leia o edital da 2ª convocação na íntegra

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal