20/07/2017 - 10:06 - Atualizado em 20/07/2017 - 14:39
Projeto de estudante de Ciências Biológicas sobre carboidrato vence prêmio nacional
Jogo 'Quem é o carboidrato?' teve início vinculado a um edital do Prossiga
Hermom Dourado

Experiência de criação e aplicação do jogo didático foi utilizada por Paulo Enrique Mestanza em sua monografia de conclusão de curso, recém-apresentada. (Fotos: arquivo pessoal)

Projeto idealizado pelo acadêmico Paulo Enrique Cuevas Mestanza, matriculado no último período do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o jogo "Quem é o carboidrato?" foi escolhido como vencedor na categoria "Materiais Didáticos" da primeira edição do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres.

A iniciativa foi da Revista de Ensino de Bioquímica e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), com participação aberta a estudantes, professores e pesquisadores de todo o País atuantes nestas duas áreas. Também foram escolhidos como destaques outros dois trabalhos da categoria "Materiais Didáticos" e os três primeiros colocados da outra categoria, a "Práticas de Ensino". Os seis vencedores receberão seus certificados no próximo dia 30 de julho, em Águas de Lindóia (SP), durante a 46a Reunião Anual da SBBq.

Somadas as duas categorias, 22 trabalhos foram avaliados pela comissão responsável. O projeto enviado pelo graduando da UFU teve orientação da docente Veridiana de Melo Rodrigues Ávila, do Instituto de Genética e Bioquímica, e foi iniciado há cerca de dois anos. "O 'Quem é o carboidrato?' faz parte de uma série de jogos didáticos de Bioquímica desenvolvidos por mim que têm sido aplicados por uma equipe, sob a coordenação da professora Veridiana, nas monitorias de Bioquímica de alguns cursos de graduação e sempre apresentou uma resposta muito positiva por parte dos alunos. Estes jogos também foram utilizados no Projeto de Ações de Melhoria ao Ensino de Bioquímica (A.M.E. Bioquímica), vinculado a um dos editais do Prossiga [Programa Institucional de Graduação Assistida, lançado pela Pró-Reitoria de Graduação], que aconteceu no primeiro semestre letivo de 2016", explica Mestanza.

Regras

O aluno de Ciências Biológicas conta que a intenção do jogo premiado é revisar os conteúdos de estrutura e função dos carboidratos, temas que integram o componente curricular da disciplina de Bioquímica. Ele comenta que a mecânica do jogo é baseada no "Cara a Cara" e permite a participação de até seis jogadores, podendo-se montar duplas ou trios: "O objetivo é descobrir qual é o carboidrato do adversário. Neste jogo, trabalha-se o reconhecimento das estruturas químicas dos carboidratos, desde os mais simples, chamados de monossacarídeos (a glicose, por exemplo), até os mais complexos (polissacarídeos, como o amido). Para isso, as equipes devem analisar as estruturas e fazer perguntas do tipo "sim ou não" para os adversários. Assim, vão sendo eliminadas as possibilidades, até que se chegue ao carboidrato que está na carta do adversário. Caso o aluno não saiba o quê perguntar, ele pode recorrer às cartas de dicas. Ganha quem descobrir o carboidrato do oponente primeiro."

A professora Veridiana Rodrigues complementa as explicações, dizendo que o jogo necessita de um mediador. "Pode ser um professor ou até mesmo um aluno mais experiente, que vai estar ali para auxiliar e retirar qualquer dúvida que surgir no decorrer da atividade", esclarece.

Finalizando, Paulo Enrique Mestanza informa que utilizou a experiência do processo de criação e aplicação prática do "Quem é o carboidrato?" em sua monografia de conclusão de curso, que foi apresentada na última terça-feira, dia 18, e versou sobre a importância de jogos didáticos como metodologias no ensino de Bioquímica em nível superior. Em breve, ele e a sua orientadora enviarão um artigo científico que será publicado pela Revista de Ensino de Bioquímica.

Disputa pode ocorrer individualmente, por duplas ou trios

>>> Saiba mais:

Confira o resultado final do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres