07/07/2017 - 13:26 - Atualizado em 10/07/2017 - 15:08
Bibliotecas mudam software, ampliam serviços e antecipam empréstimo de férias
Serviços digitais aos usuários terão interrupção temporária
Fabiano Goulart

Biblioteca Central Santa Mônica (Foto: Milton Santos)

Com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços de tratamento, recuperação e segurança da informação, a partir de 21 de agosto, o Sistema de Bibliotecas (Sisbi) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fará a substituição do seu software de gerenciamento de dados. O novo sistema vai proporcionar também a realização de suporte técnico nacional e criar novas possibilidades de melhoria na interface digital para manter e ampliar serviços de atendimento aos usuários.

O processo de mudança do antigo software (Virtua) para o novo sistema (SophiA), envolve a migração de dados do acervo do Sisbi que, em seu conjunto, tem aproximadamente 145 mil títulos, com mais de 356 mil exemplares, 370 mil registros bibliográficos, base de autoridades e cadastro de usuários, além de informações sobre todas as transações realizadas pelos usuários que, somente na Biblioteca Central Santa Mônica, ultrapassam os 3,3 mil usuários por dia.

A mudança

No período de 31 de julho a 21 de agosto não haverá software de gerenciamento em operação, período em que serão feitos backup do atual sistema, migração de dados, integração do novo software (SophiA) com os equipamentos de autosserviços (autodevolução e autoempréstimo), treinamentos dos servidores que operam o sistema e eventuais ajustes. “Como a mudança requer três semanas para configuração do sistema e treinamento de pessoal, optamos por iniciar o processo na última semana de aula e, com isso, no início do semestre seguinte, o software estará funcionando plenamente e os técnicos que operam o sistema estarão devidamente treinados e habituados com o novo ambiente”, explica o coordenador da Divisão de Informatização (Diinf) do Sisbi, Rodrigo Costa.

Interrupção temporária e “empréstimo de férias”

Entre os dias 31 de julho e 21 de agosto, as Bibliotecas não oferecerão os serviços de reserva, renovação, empréstimo e devolução de seus itens, sendo disponibilizada apenas a consulta interna das obras. “Por isso o Sisbi/UFU vai antecipar a data do empréstimo de férias. Sendo assim, todos os empréstimos realizados no período de 24 a 29 de julho, terão data de devolução programada para 11 de setembro. Ao mesmo tempo, os usuários que eventualmente tenham livros com data de devolução no período de 31 de julho a 21 de agosto, também terão a data de devolução prorrogada automaticamente para 11 de setembro”, explica Costa. Essa situação atípica “é necessária para aprimoramento do atendimento de excelência que sempre procuramos prestar aos usuários do Sisbi/UFU”, completa Costa.

Para mais informações:

Setor: Divisão de Informática/Sisbi/UFU