03/07/2017 - 13:42 - Atualizado em 05/07/2017 - 14:23
UFU deixará de usar papel em processos administrativos
Economia de tempo e recursos estão entre os principais benefícios
Fabiano Goulart

Além dos treinamentos via web, há uma agenda de cursos presenciais para a capacitação de servidores (Foto: Milton Santos)

Embora o Decreto Presidencial que determina a implantação Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional estabeleça como limite o dia 8 de outubro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o uso dos processos físicos – papel – termina no dia 8 de agosto.

Com a implantação do sistema, a universidade fará economia de tempo e de recursos na gestão de processos internos. A expectativa do Governo Federal é de que a economia chegue a R$ 2 milhões mensais pela redução do uso de malotes de correios, toners de impressoras, papéis e demais itens de papelaria e escritório, no âmbito das universidades e institutos vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

O SEI vai permitir que a produção, tramitação e acompanhamento de todos os documentos e processos administrativos destas instituições sejam feitos em uma plataforma digital integrada de sistemas eletrônicos e, com isso, sejam mais rápidos e práticos.

Outra funcionalidade do sistema é a redução de prazos para a execução de processos. “Os servidores da universidade terão ganho nas suas rotinas de trabalho, uma vez que não será mais necessário o uso de papel, com todas as suas limitações de transporte, armazenamento, impressão, arquivamento, reprodução, dentre outras implicações do uso de recursos não digitais.  O eletrônico, por sua vez, confere mais agilidade nos processos pelas facilidades de uso dos documentos”, explica Willian Lima, membro da Comissão de Implantação do SEI na UFU.

De acordo com os membros da Comissão de Implantação do sistema, a primeira vantagem para a população é a transparência. O acesso aos processos em tramitação é mais prático e mais rápido, uma vez que eles estarão disponíveis no portal da universidade, onde terá um módulo chamado pesquisa pública. “Se o processo for público o usuário terá acesso à íntegra do mesmo. Sendo restrito, o usuário terá conhecimento da existência do processo e que está em tramitação. Em segundo lugar é a agilidade dos processos, pois o usuário poderá acompanhar o andamento e saber onde e em que fase o processo se encontra”, reforça Lima, em nome da Comissão.

Comissão de Implantação do SEI (Foto: Fabiano Goulart)

Facilidade de acesso

O SEI pode ser acessado a distância por computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones com diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS e Android), por meio dos principais navegadores do mercado (Internet Explorer, Firefox e Google Chrome).

Na tramitação de um processo eletrônico, interno à UFU, diversas unidades acadêmicas e administrativas, como as de Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo, além dos demais campi da universidade em Uberlândia, podem ser demandadas, dar andamento e se manifestar remotamente nos processos.

Segurança do sistema

Com três níveis de acesso, o sistema gerencia até que ponto e quais usuários externos podem conhecer o conteúdo e assinar remotamente contratos e outros tipos de processos. “A segurança do ponto de vista do acesso às informações refere-se ao nível de permissão de acesso. Todo processo no sistema tem um nível que pode ser ou público, restrito ou sigiloso, sendo que nas universidades e institutos federais não existem processos de nível sigiloso. Quanto à segurança dos dados e das informações, esse é feito pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da UFU, que garante a segurança dos sistemas da universidade que envolve, dentre outros mecanismos, a assinatura eletrônica com login e senha tanto para usuário internos, quanto externos à universidade”, esclarece Lima.

Capacitação

Além dos treinamentos disponibilizados via web, na página do SEI no portal da UFU - www.ufu.br/sei - há uma agenda de cursos presenciais para a capacitação de servidores de todos os campi da universidade.

Para conhecer as datas, locais, horários e se inscrever, acesse a página da Divisão de Capacitação (Dicap) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) no portal da UFU.

Contato para mais informações

Telefone: (34) 3239-8966