26/07/2017 - 13:12 - Atualizado em 27/07/2017 - 14:39
UFU aprova 20 propostas para combater evasão nos cursos de graduação
Ação faz parte do Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga)
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

Programa visa aprimorar a política de permanência na universidade. (Foto: Milton Santos)

Foram aprovados 20 projetos propostos ao Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga), voltados à melhoria do ensino de disciplinas que tenham baixos índices de aprovação. A execução de cada projeto deve ser feita em aproximadamente cinco meses (01/08 a 22/12/2017). Na edição deste ano, serão investidos R$ 123 mil.

Diversas unidades acadêmicas foram contempladas, como o Instituto de Física, a Faculdade de Engenharia Mecânica, a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, o Instituto de Ciências Agrárias, o Instituto de Química, o Instituto de Genética de Bioquímica e a Faculdade de Educação em parceria com a Faculdade de Matemática.

Prossiga

Visando combater a evasão e a retenção de estudantes em cursos de graduação da UFU, o Prossiga foi aprovado em uma reunião do Conselho Diretor (Condir) em 2015. Para isso, o programa também objetiva investigar quais as principais dificuldades dos alunos e aprimorar a política de permanência dos mesmos.

A retenção é a permanência prolongada do estudante na instituição por um tempo maior que o previsto para a conclusão do curso (muitas vezes ocasionada por sucessivas reprovações). Já a evasão é quando o aluno deixa a universidade sem ter concluído o curso.