28/08/2017 - 18:08 - Atualizado em 30/08/2017 - 14:02
Cursinho para alunos da rede pública inicia atividades do segundo semestre
Aulas acontecem nos blocos 5O A e 5R A do Campus Santa Mônica
Fabiano Goulart

Aula inaugural marca início do cursinho Afin para candidatos a uma vaga na UFU (Foto: MiltonSantos)

Teve início nesta segunda-feira (28/8) o semestre letivo do cursinho pré-vestibular da UFU para alunos da rede pública. A aula inaugural aconteceu no Auditório D do Bloco 5 O, no Campus Santa Mônica, e contou com a presença de alunos das duas turmas, familiares, professores e gestores da universidade.

O cursinho integra o Programa de Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio de sua Escola de Extensão (Esexc), em conjunto com a Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU. É um projeto com aulas gratuitas para estudantes que estejam cursando ou que já concluíram o terceiro ano do ensino médio, em escola pública de Uberlândia ou da região, que desejam ingressar em uma universidade pública. A ação é coordenada por professores da Eseba e conta com a participação de alunos da universidade que atuam como professores e plantonistas.

Segundo a diretora de Extensão da UFU, professora Vânia Bernardes, "além dos conteúdos ministrados, nós conseguimos trabalhar com esses alunos e mostramos para eles o que é a UFU, como é o seu funcionamento e, principalmente, levamos ao conhecimento dos pais e da comunidade em geral, que a universidade está com as portas abertas. Muitos têm uma ideia errônea de que a universidade é algo que está fora do alcance; pelo contrário, nós desenvolvemos todo esse trabalho que é realmente voltado para a inclusão de toda a comunidade dentro de nossa universidade”.

Diretora de Extensão, Vânia Bernardes (à esquerda), e equipe de coordenadores (Foto: Milton Santos)

Os alunos

De acordo com a coordenadora da Escola de Extensão da UFU, a pedagoga Sirlei Ferreira, “são alunos vindos de famílias de baixa renda que, realmente, não têm condições de pagar um cursinho, pré-Enem ou pré-vestibular para reforçar os estudos em sala no ensino médio, para que possam disputar de igual para igual [com os demais concorrentes] por uma vaga no ensino superior público, na Universidade Federal de Uberlândia, principalmente”.  Ainda de acordo com a pedagoga, são ministradas aulas de reforço, fora do horário do cursinho, para tirar dúvidas dos alunos. “São aulas bem focadas na resolução de exercícios e questões de provas. Além disso temos aulas com atividades culturais aos sábados e trabalhamos com temas transversais, com metodologia interdisciplinar, onde os professores planejam suas aulas em grupo, como proposto pelo Enem”, complementa Ferreira.

Coordenadora pedagógica Sirlei Ferreira: "são alunos vindos de famílias de baixa renda que, realmente, não têm condições de pagar um cursinho" (Foto: Milton Santos)

Ex-aluna do Afin, Ketlly Farias, que hoje cursa Biotecnologia na UFU, ressalta a importância desse cursinho para a conquista da vaga. “Os professores são muito bem preparados e desenvolvem muitas atividades práticas e nos plantões nós conseguimos tirar dúvidas e reforçar os estudos. Foi muito importante para mim", comenta.

Ketlly Farias, ex-aluna do Afin, cursa Biotecnologia na UFU (Foto: Milton Santos)

Próximas turmas

Neste ano foram formadas duas turmas de 40 alunos cada, sendo uma no período da tarde e outra no período noturno. As aulas, que começaram nesta segunda (28), vão até 15 de novembro e acontecem nos blocos 5O (Auditório A) e 5R (Auditório A). “Em uma sala é a turma com aulas regulares e, ao mesmo tempo, na outra, acontece o plantão de dúvidas, tanto para a turma da tarde, quanto para a turma da noite e, como nossos alunos ainda estão cursando o ensino médio, eles tiram essas dúvidas nos plantões”, explica o professor de Física do Afin, Geovane Ferreira, que está no projeto desde o início. “Pelo fato das aulas acontecerem dentro dos campi da UFU, os alunos do cursinho têm contato com estudantes da universidade, enquanto ainda cursam o ensino médio, e essa integração conta a favor dos alunos que se sentem integrados à comunidade universitária”, complementa Ferreira.

Para os interessados nas próximas turmas, é importante ficar atentos ao edital que, segundo Ferreira, será publicado no início do primeiro semestre de 2018, na página da Proexc.

Aula inaugural das turmas de 2017 do projeto Afin (Foto: Milton Santos)