24/08/2017 - 13:57 - Atualizado em 25/08/2017 - 17:46
Oportunidades na pós-graduação em um clique
Infográfico dinâmico apresenta situação de todos os processos de seleção para mestrado e doutorado da UFU
Cristiano Alvarenga

Você sabe quais os cursos de mestrado e doutorado ofertados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)? Quando são abertos os processos de seleção? Como ingressar em cada programa?

Foi com o intuito de responder estas questões e propiciar acesso à informação sobre as diversas oportunidades de ingresso na pós-graduação que a Diretoria de Comunicação criou uma ferramenta para consulta rápida.

O infográfico dinâmico (ver abaixo) apresenta informações sobre a situação dos processos seletivos dos cursos de mestrado, acadêmico e profissional, e doutorado da UFU. A atualização é diária.

Consulta por situação

Com a ferramenta é possível consultar os processos de seleção de cada Programa de Pós-graduação. Para facilitar a consulta, foram definidas quatro situações:

1. Edital publicado: ocorre quando o programa já divulgou as regras e o cronograma do processo de seleção, mas o período de inscrição ainda não foi iniciado.

2. Inscrições abertas: período em que os candidatos podem realizar o cadastro para participar do processo de seleção.

3. Em andamento (inscrições encerradas): O período de inscrições foi finalizado, mas o resultado do processo seletivo ainda não foi divulgado.

4. Encerrado: o resultado do processo de seleção já foi divulgado e o processo de seleção finalizado.

Busca por área ou nível de formação

Além da pesquisa por situação do processo de seleção, há possibilidade de consulta por área e também por modalidades, ou seja, pesquisar por programas que oferecem vagas para os diferentes níveis de formação (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado).

Depois de identificar a oportunidade de ingresso, é possível buscar mais informações no portal de cada Programa de Pós-graduação. Basta clicar na linha correspondente à área de interesse para ser redirecionado para o respectivo site.

Informações adicionais

Além da situação do processo seletivo e o período de inscrição,  o infográfico disponibiliza informações sobre quantidade de vagas e linhas de pesquisa de cada Programa de Pós-graduação.

Para consultar esses dados, basta posicionar o cursor no símbolo referente ao programa de pós-graduação, conforme imagem abaixo.

Onde encontrar a lista dos processos seletivos da Pós-graduação

O infográfico dinâmico está disponível para consulta na página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) no portal da UFU: http://www.ufu.br/pos-graduacao .

A lista também será disponibilizada em todas as notícias publicadas no Portal Comunica que estejam relacionadas a processos de seleção para os cursos de mestrado e doutorado.

Há ainda a opção de compartilhar o infográfico, com código disponibilizado na própria ferramenta, em outras páginas institucionais (ver imagem, abaixo).