29/08/2017 - 16:53 - Atualizado em 01/09/2017 - 14:14
Painel de informações é lançado em comemoração aos 129 anos de Uberlândia
Publicação organizada pelo Cepes/UFU apresenta contexto socioeconômico da cidade
Cristiano Alvarenga

Prestes a completar 129 anos, Uberlândia é considerada polo de atração de empresas, cidade acolhedora e com economia pujante. Mas até que ponto essas impressões são amparadas na realidade?

O Painel de Informações Municipais  de Uberlândia lançado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) contribui para encontrar algumas  respostas. A edição lançada em comemoração ao aniversário da cidade está disponível para consulta eletrônica.

O estudo é fundamentado em dados oficiais disponibilizados por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Caminhos para a formação do Painel de Uberlândia

A publicação traz a análise do desempenho de Uberlândia em cinco vertentes:

• Migração;

• Estrutura de Produção;

• Mercado de Trabalho;

• Pesquisa de Preços;

• Finanças Municipais.

Além de apresentar números atualizados, o Painel faz um resgate histórico,  realiza estudos comparativos (em relação à situação regional, estadual e nacional) e abre caminho para outros estudos.

A publicação, assinada pelos pesquisadores do CEPES,  pode ser utilizada como referência para pesquisas acadêmicas ou até mesmo como instrumento de planejamento por instituições públicas ou privadas.

Esta é a sétima edição do Painel de Informações Municipais de Uberlândia. A primeira publicação foi em 2003. Para consultar todas as edições acesse o Portal do Cepes.