10/08/2017 - 20:37 - Atualizado em 14/08/2017 - 13:42
UFU apresenta inovações no Cities Brasil
Evento aconteceu em Uberlândia e reuniu pesquisadores e empresas
Diélen Borges

Manuela Botrel, Helton de Oliveira e Thiago Paluma representaram a Agência Intelecto, vinculada à Propp/UFU (Foto: Diélen Borges)

Energia produzida a partir de lixo urbano. Farinha rica em proteína feita de insetos. Essas e outras inovações foram apresentadas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities Brasil), na Granja Marileusa, em Uberlândia, nesta quarta (9/8) e quinta-feira (10/8).

“A UFU mostra que ela pode contribuir com a iniciativa privada efetivamente, estabelecendo parcerias, convênios, contratos. Aqui nós temos essa visibilidade que temos dificuldade de ter quando estamos dentro do campus”, disse o diretor da Agência Intelecto, Thiago Paluma. A Agência Intelecto, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), foi convidada a expor seu trabalho na área de estandes da 16ª Mostra Algar de Inovação.

Intech Brasil produz farinha de insetos para alimentação animal (Foto: Diélen Borges)

Os laboratórios de Mecânica de Estrutura (LMEst) e de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), apresentaram suas pesquisas. O docente Aldemir Cavallini (LMEst) destacou a importância do contato dos estudantes com as empresas, visando tanto ao mercado de trabalho quanto às parcerias para os projetos de mestrado e doutorado.

A equipe do professor Solidônio Rodrigues de Carvalho, também da Femec/UFU, mostrou seu trabalho de produção de energia, na forma de gás, por meio da pirólise (decomposição a partir de altas temperaturas, mas diferente da queima) de resíduos considerados lixo urbano. O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Furnas Centrais Elétricas.

Empresas incubadas pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), vinculado à Propp/UFU, expuseram os resultados de seus trabalhos. Uma delas é a Intech Brasil, que mostrou a produção de suplementos alimentares provenientes de insetos desidratados, que podem ser utilizados como aditivos na nutrição animal.

Equipe da Femec/UFU apresentou gás produzido a partir da pirólise de lixo urbano (Foto: Diélen Borges)

A startup Agrosolutions, também incubada pelo Ciaem, apresentou seus serviços de tecnologia da informação voltada para o agronegócio. A empresa Aimirim, que já passou pelo processo de incubação do Ciaem e agora é considerada graduada, com atuação no mercado, mostrou seu trabalho com inteligência artificial para a área de engenharia.

Professores da UFU também participaram do Cities como palestrantes. O docente Flávio de Oliveira Silva, da Faculdade de Computação (Facom/UFU), falou sobre a tecnologia europeia Fiware, utilizada para o desenvolvimento de aplicativos. A professora Luciana Cezarino, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), discorreu sobre projetos de engajamento em sustentabilidade em escolas públicas.

O Cities Brasil foi realizado pelo Fórum Uberlândia 2100, Grupo Algar, Sistema Fiemg, Sebrae, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Governo de Minas Gerais e outras entidades locais, com apoio da UFU.