21/09/2017 - 15:35 - Atualizado em 22/09/2017 - 14:56
Alunos da UFU participam do 1º Simpósio Brasileiro de Canola
Foram apresentados onze trabalhos científicos produzidos na Fazenda Experimental Água Limpa
Pedro Vitor Alves (Estagiário de Graduação)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Canola (Gepca) participou nos dias 13 e 14 de setembro do 1º Simpósio Brasileiro de Canola, na Embrapa Trigo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Passo Fundo - RS.

O evento contou com a participação dos setores responsáveis pelo desenvolvimento e expansão da cultura da canola no Brasil, e pesquisadores de diferentes instituições nacionais. Foram discutidos aspectos fitotécnicos da cultura na região tradicional de cultivo.

O grupo participante era composto por onze alunos do curso de graduação em Agronomia da UFU, e pela Coordenadora do Gepca, Profª. Flavia Nery. Os alunos apresentaram 11 trabalhos científicos produzidos à partir dos ensaios de campo conduzidos na Fazenda Experimental Água Limpa. Esse aporte de trabalhos foi possível graças à parceria entre a Embrapa Trigo, iniciada em 2014.

A participação do Gepca foi efetiva na rodada de discussões que ocorreu na última etapa do evento e contribuiu com os estudos e ações de difusão da cultura, como explica Nery. "Nossas experiências com a condução da cultura na região dos cerrados foi importante para enriquecer o debate e consolidar nossas atividades no cenário nacional, visando a tropicalização da canola", complementa a pesquisadora.