Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

04/09/2017 - 13:42 - Atualizado em 05/09/2017 - 13:18
Doutorandos publicam livro sobre Plano Nacional de Educação
Obra trata de diversos assuntos como politicas públicas
por Autor: 
Natália Spolaor (Estagiária de Graduação)

Foto: Divulgação

Estudantes de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), publicaram, em julho, o livro “Plano Nacional de Educação: novas reflexões e velhos debates no âmbito das políticas educacionais”. A obra foi organizada por Daniel Cury, técnico em assuntos educacionais da UFU, e por Sebastião Silva Soares, professor assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A publicação foi resultado de pesquisas, reflexões e debates que ocorreram em uma das disciplinas do curso, sobre o papel do Estado e as políticas públicas em educação. Além disso, o responsável pela disciplina, professor Marcelo Soares Pereira da Silva, contribuiu com a obra escrevendo o prefácio.

O livro é composto por vários autores, sendo eles mestrandos e doutorandos em educação e outras áreas, como artes. Os estudantes são da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da UFU.  O livro pode ser adquirido pelo site da editora ou entrando em contato com um dos organizadores da obra pelo e-mail danielcuryufu@gmail.com .

 

Plano Nacional de Educação

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em junho de 2014 e determina diretrizes, metas e estratégias na área da educação para os próximos dez anos. Para isso, é necessário que todos os estados e municípios elaborem planejamentos para cumprir os objetivos, levando em consideração as demandas e necessidades locais.

O PNE é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, com foco em questões como a educação inclusiva, o aumento da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a capacitação e o plano de carreira dos professores, além de questões que contemplem a gestão e o financiamento desse projeto. 

O acompanhamento do plano deve ser realizado a cada dois anos. O primeiro relatório, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi divulgado no início de novembro de 2016 com os resultados de cada meta.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal